Projeto desenvolvido pela Macnica DHW para telegestão de iluminação pública
Telegestão de Iluminação Pública: Promovendo eficiência e sustentabilidade para Cidades inteligentes
Nos últimos anos, a telegestão de iluminação pública emergiu como uma ferramenta poderosa na busca por eficiência, sustentabilidade e segurança nas cidades. Essa tecnologia revolucionária não apenas permite o controle remoto e a monitorização das luminárias, mas também abre caminho para uma série de inovações necessárias para impulsionar o crescimento e melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.
Segundo estudos recentes, a iluminação pública consome uma parcela significativa da energia elétrica em áreas urbanas, representando até 40% dos custos totais de energia de uma cidade. No entanto, com a implementação da telegestão, espera-se uma redução de até 50% no consumo de energia, resultando em economias substanciais tanto para os municípios quanto para os contribuintes.
Além disso, estatísticas mostram que a iluminação pública inadequada ou ineficiente está associada a índices mais altos de criminalidade e acidentes nas cidades. Com a telegestão, as autoridades podem monitorar e ajustar a iluminação de forma dinâmica, melhorando a segurança pública e reduzindo os índices de criminalidade em até 20%, de acordo com estudos realizados em diversas metrópoles ao redor do mundo.
Inovações necessárias para o crescimento:
Apesar dos benefícios comprovados, ainda há espaço para inovação e aprimoramento na telegestão de iluminação pública. Uma das áreas que requer maior atenção é a integração de tecnologias de IoT (Internet das Coisas) e análise de dados para otimizar ainda mais o funcionamento dos sistemas de iluminação para as chamadas Cidades Inteligentes.
Sensores inteligentes podem ser utilizados para detectar movimento, monitorar a qualidade do ar e até mesmo prever falhas nas luminárias, permitindo uma manutenção proativa e reduzindo os custos operacionais.
Além disso, a interoperabilidade entre diferentes sistemas de telegestão e a padronização de protocolos de comunicação são fundamentais para garantir a escalabilidade e a compatibilidade entre os equipamentos de diferentes fabricantes, promovendo um ecossistema mais robusto e aberto à inovação.
Desenvolvimento de soluções viáveis em componentes para continuidade dos produtos de Telegestão SIMUC e SIMCON
Com mais de 14 anos no mercado de telegestão de iluminação pública, a KDL, acompanhou muitas fases da tecnologia eletrônica utilizada para monitoramento das lâmpadas, e foi neste processo que iniciou a sua parceria com a Macnica DHW, tornando-se fornecedora de modems de comunicação para o desenvolvimento dos produtos da KDL e também desenvolvendo projetos.
Projeto desenvolvido pela Macnica DHW para a KDL
Quando o circuito integrado, coração da unidade de controle SIMUC da KDL tornou-se inviável de ser adquirido no mercado, a empresa buscou não só novas opções de hardware, mas acima de tudo modelos que atendessem de forma completa seus clientes.
A KDL neste momento tinha alguns desafios:
- Encontrar um novo circuito integrado (CI) para realizar as principais funções do seu sistema de coleta de dados, o SIMUC (fotocélula inteligente).
- Fazer a reengenharia dos seus produtos utilizando as novas soluções disponíveis no mercado para o SIMUC e o SIMCON (concentrador de dados).
- Garantir que os novos produtos KDL continuassem conversando com os produtos que já estavam em campo.
Além disso, o projeto da KDL precisava encontrar novas soluções que conversassem com o sistema já existente e garantir que atendesse a todas as normas da ANEEL e do Inmetro, relacionadas à iluminação pública.
Com foco na aplicação dos produtos da KDL, a Macnica selecionou as melhores tecnologias para atender ao projeto, incluindo opções competitivas e com curto prazo de entrega, como o microcontrolador da GigaDevice.
Após a reengenharia do SIMUC, foi a vez de atualizar o projeto do SIMCON, garantindo sua utilização com as mais recentes e melhores soluções disponíveis no mercado.
O SIMCON é um concentrador de dados, ou seja, coleta todas as informações dos SIMUC’s e as envia para a nuvem. Por isso, conectividade é a principal característica dele.
O time de engenharia da Macnica DHW esteve integralmente envolvido em todas as fases do desenvolvimento, fornecendo orientação nos testes e validação do produto, tanto no âmbito do software quanto do hardware. Essa integração permitiu um planejamento comercial e logístico preciso para a aquisição e entrega dos componentes eletrônicos, garantindo que a KDL não sofresse interrupções em sua produção.
O SIMUC, fotocélula inteligente instalada em cada luminária, já passou por validações de campo e está sendo implantado em diversas cidades, incluindo São Paulo, São Caetano, Santo André, São Bernardo, Guarulhos, Mauá, Ouro Preto, Teresina e Maceió, onde se mostrou extremamente robusto.
“O sistema obteve resultados excelentes, sendo testado em ambientes desafiadores para transmissão de dados, como cânions urbanos, e está em conformidade com as normas do Inmetro”, explicou o Gerente de Contas da Macnica DHW, Francesco Guidotto.
“Além disso, continuamos a oferecer suporte no desenvolvimento dos produtos da KDL, com o SIMCON, atualmente em processo de revisão e desenvolvimento”, destacou Guidotto.
A sólida parceria entre as empresas garante que os produtos da KDL incorporem tecnologias de ponta, atendendo às demandas do mercado com excelência, bom custo-benefício e prazos de entrega ágeis.
Para o Diretor da KDL, Klaus Diter Lacher, a Macnica DHW é um parceiro forte, dinâmico, que tem atendido com presteza a empresa.
A Macnica DHW possui know-how em desenvolvimento de soluções em componentes para hardware e software de dispositivos inteligentes de baixíssimo consumo de energia.
Além disso, nosso time possui amplo conhecimento sobre as linhas distribuídas para desenvolvimento de soluções rápidas e eficientes aos clientes, mantendo estreita colaboração com os fabricantes e garantindo uma parceria sólida e eficaz.
Quer saber como podemos ajudar no seu projeto? Entre em contato conosco!
Sobre a Macnica DHW:
A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.