Inteligência artificial aumenta a segurança nos aeroportos

Inteligência artificial aumenta a segurança nos aeroportos

Inteligência artificial aumenta a segurança nos aeroportos

A segurança nos aeroportos é uma preocupação primordial devido à natureza crítica do setor de aviação e às ameaças potenciais associadas. Aumentar o número de agentes de segurança costuma ser a primeira resposta a esse problema, mas existe outra solução que pode colaborar ainda mais com a segurança nos aeroportos: a tecnologia. Mais especificamente, a inteligência artificial (IA).

O cenário atual da segurança nos aeroportos

Recentemente, as Forças Armadas começaram a atuar na segurança dos aeroportos e portos de São Paulo e do Rio de Janeiro para ajudar no controle do tráfico de drogas e de armas. O aumento no corpo físico de segurança nesses locais faz parte da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) do Governo Federal, que visa combater a escalada da violência nas duas maiores metrópoles do país.

No entanto, aumentar o número de pessoas atuando por um determinado período não é suficiente para alcançar resultados positivos em longo prazo. Por isso, é preciso adotar outras medidas para aumentar a segurança nos aeroportos. Como mencionamos, a tecnologia pode ser a maior aliada nesses casos.

Tecnologia para aumentar a segurança nos aeroportos

Quando o assunto é a segurança nos aeroportos, é possível citar diversas formas de utilização da tecnologia para obter melhorias, como o uso de videomonitoramento, controle de acesso, escaneamento por raio X, entre outras. Essas ferramentas já são utilizadas em diversas aplicações, como:

  • controle de acesso: restrição do acesso a áreas sensíveis do aeroporto apenas ao pessoal autorizado;
  • inspeção de bagagem: utilização de escaneamento por raio X para verificar o conteúdo das bagagens despachadas;
  • verificação de passageiros: detectores de metais e inspeção manual para identificar objetos proibidos;
  • vigilância por videomonitoramento: instalação de milhares de câmeras de segurança para detectar atividades suspeitas;
  • patrulhamento de segurança: aumento das equipes de segurança para patrulhar áreas críticas e responder rapidamente a emergências, como as ações da GLO.

Além dessas ações, outra forma de aplicar a tecnologia a favor da segurança nos aeroportos é por meio da utilização de inteligência artificial para otimizar os sistemas existentes. Com soluções de IA, como a da Icetana,  é possível integrar e analisar milhares de dados de fontes diferentes a fim de gerar insights sobre o local e otimizar os sistemas de segurança por videomonitoramento.

Inteligência artificial da Icetana para otimizar a segurança nos aeroportos

Como falamos, encontrar formas de manter a segurança nos aeroportos mesmo após o período das ações da GLO, ou seja, após a retirada das Forças Armadas, é essencial. Por isso,  a Macnica DHW trouxe com exclusividade para o Brasil a solução perfeita.

A solução de IA da Icetana garante a otimização do sistema de segurança por videomonitoramento instalado, adicionando as vantagens proporcionadas pela inteligência artificial. Além disso, a Icetana ajuda a capacitar a equipe por trás das câmeras para proteger ainda mais as pessoas na frente dessas.

Como isso acontece? Por meio da análise de vídeo da Icetana, que utiliza as imagens do software de vigilância instalado e identifica automaticamente eventos incomuns ou inesperados. A partir disso, a tecnologia emite alertas em tempo real, utilizando a inteligência artificial baseada em aprendizado de máquina (do inglês machine learning) e não em regras fixas.

Assim, por meio do aprendizado de máquina, a solução de IA da Icetana aprende e se adapta constantemente ao seu ambiente para prever quando algo inesperado acontecerá. Consequentemente, os operadores de segurança podem realizar um trabalho proativo para evitar situações de risco.

Além disso, o software da Icetana pode ser hospedado localmente ou na nuvem, o que permite o gerenciamento de diversas operações de vigilância a partir de um local central. Com isso, centenas de câmeras podem ser agregadas, mesmo em lugares diferentes.

Solução de IA da Icetana utilizada em um sistema de segurança com mais de 200 câmeras instaladas.

Para completar, como é possível visualizar na imagem acima, além de aprender a rotina do local e emitir alertas em tempo real sobre situações anormais e incomuns, a solução de inteligência artificial da Icetana oculta as imagens das câmeras que mostram situações normais e destaca apenas as câmeras que precisam de atenção. Isso diminui a fadiga visual dos agentes de segurança e permite ações rápidas quando uma situação anormal for identificada.

Como você viu, a solução de IA da Icetana é essencial para otimizar a segurança nos aeroportos. Com essa tecnologia, os sistemas de segurança por videomonitoramento se tornam ainda mais eficientes e inteligentes.

Quer garantir essas vantagens no seu sistema? Clique aqui e entre em contato com os especialistas da Macnica DHW para saber mais sobre essa e outras soluções de inteligência artificial.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.