Inteligência artificial para otimizar a automação industrial

Inteligência artificial para otimizar a automação industrial

Inteligência artificial para otimizar a automação industrial

Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce em 2023, 91% das empresas ao redor do mundo buscam por automação industrial, principalmente com o uso de inteligência artificial (IA). Além disso, estima-se que o mercado brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve chegar a US$ 80 bilhões (R$ 389,50 bilhões) neste ano, uma expansão de 5%, conforme estimativa que integra a mais recente edição do estudo IDC Predictions Brazil, realizado pela IDC Brasil.

Nessas pesquisas, se falou muito sobre o uso da inteligência artificial na automação industrial como uma transformação digital significativa que está revolucionando a forma como as indústrias operam e produzem bens. Isso porque com a IA é possível:

  • otimizar processos;
  • melhorar a eficiência;
  • reduzir custos;
  • aumentar a qualidade na produção industrial.

A seguir, veja algumas aplicações da IA na automação industrial.

Inteligência artificial na manutenção preditiva

Por meio do monitoramento constante de sensores e da análise de dados, a inteligência artificial pode prever quando as máquinas industriais precisarão de manutenção, evitando paradas não programadas e aumentando o tempo de atividade. A manutenção preditiva pode ser implementada em todos os níveis do processo industrial, e os desenvovedores da Macnica DHW podem indicar a melhor solução para a sua empresa.

Com o sensor inteligente para motores da ADI OtoSense, por exemplo, é possível monitorar o estado dos seus motores de forma rápida e fácil. Sua instalação não requer furos no motor e a inteligência artificial entrega os primeiros resultados das análises em 7 dias.

No entanto, se você precisa coletar dados de diferentes tipos de sensores para analisar o estado do seu motor, conte com a Senspider, um dispositivo compacto que coleta e processa dados em campo utilizando IA e aprendizado de máquina (ML, do inglês, machine learning).

Colaboração homem-máquina e visão computacional

Além de ser amplamente utilizada na análise de dados, a inteligência artificial pode colaborar com os trabalhadores de diversas formas, como:

  • auxiliando em tarefas complexas, manuais e repetitivas;
  • proporcionando orientação sobre os processos;
  • aumentando a segurança e a qualidade das atividades.

Nesse caso, um bom exemplo é a solução de videomonitoramento da Retrocausal. Esse dispositivo funciona como um par de olhos extra, que auxilia os colaboradores em suas atividades, principalmente em empresas que possuem processos de fabricação manual e repetitiva.

Por meio da coleta e da análise de imagens em tempo real durante a execução da tarefa, a solução de inteligência artificial da Retrocausal é capaz de mensurar a eficiência do processo, avaliando a sua ergonomia, além de emitir alertas sempre que um passo for esquecido ou mal executado. Com isso, a produção se torna mais eficiente, diminuindo o retrabalho e até mesmo o desperdício de produtos mal montados. Para completar, essa solução permite analisar todas as peças fabricadas, eliminando a necessidade de realizar amostragens da produção.

Conte com a Macnica DHW para encontrar a melhor solução de IA para automação industrial

Além das soluções que mencionamos, a inteligência artificial está presente em diversos outros dispositivos que visam:

  • otimizar processos por meio da análise de dados;
  • aumentar o controle de qualidade, monitorando todas as etapas da produção e integrando as informações;
  • melhorar a logística e a cadeia de suprimentos, integrando dados de estoque e de rotas de transporte;
  • tomar decisões baseadas em dados analíticos coletados e analisados em tempo real.

Assim, a inteligência artificial está cada vez mais presente no ambiente industrial, sendo uma ferramenta essencial para o processo de transformação digital implementado pela Indústria 4.0. E você não precisa realizar essa transformação sozinho: conte com o time qualificado da Macnica DHW. Podemos auxiliar você a encontrar a solução ideal para a sua empresa, utilizando todo o potencial da inteligência artificial.

Quer saber mais sobre as soluções que mencionamos e outras opções de IA que podem acelerar o seu processo de automação industrial? Clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.