Projetos eletrônicos com a WEG: comunicação via fibra óptica

Projetos eletrônicos com a WEG: comunicação via fibra óptica

Projetos eletrônicos com a WEG: comunicação via fibra óptica

WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, enfrentou um desafio em seus projetos eletrônicos para comunicação de dados via fibra óptica em aplicações submersas. O objetivo da empresa era desenvolver um equipamento que seria aplicado na extração de petróleo.

Considerando esse cenário, o desafio era o seguinte:

  • a comunicação entre os inversores de frequência e o sistema mestre de controle precisava ocorrer sem interferências, mesmo em distâncias consideráveis.

Para solucionar esse desafio, a WEG buscou a expertise da Macnica DHW, que possui uma equipe especializada em projetos eletrônicos. O resultado do projeto foi uma solução inovadora e confiável de comunicação entre inversores via fibra óptica.

Saiba mais sobre esse case de sucesso a seguir.

Fibra óptica está presente em comunicações de alta velocidade na indústria.

Desafio: comunicação de longa distância em ambientes submersos

Em seus projetos eletrônicos, a WEG precisava estender a comunicação entre os inversores e o sistema mestre de controle a distâncias de até 120 km em aplicações submersas. O sistema de controle anterior utilizava fibras plásticas com baixa taxa de transferência, o que limitava o alcance das comunicações.

Agora, o desafio era implementar uma solução que utilizasse fibra óptica de vidro e permitisse altas taxas de transferência de dados com baixa latência.

Plataformas de petróleo contam com equipamento submersos a longas distâncias.

Solução: inovação nos projetos eletrônicos com a Macnica DHW

Para superar esse desafio nos projetos eletrônicos da WEG, a equipe da Macnica DHW desenvolveu uma solução inovadora utilizando FPGA da Intel, que conta com uma interface de alta velocidade de 1.25 Gbps e transceptores ópticos bidirecionais. Essa abordagem permitiu enviar e receber dados em uma única fibra óptica de vidro com comprimentos de onda diferentes, alcançando distâncias de até 120 km.

No desenvolvimento dessa solução foram utilizadas duas ferramentas da Intel: o Quartus Prime e o Platform Designer. Essas ferramentas permitiram a integração dos módulos específicos necessários, tornando o projeto eletrônico completo e eficiente.

A Macnica DHW desenvolve projetos eletrônicos focados no desafio do cliente.

Resultados: confiabilidade e precisão na comunicação

Após a implementação, a solução desenvolvida com a Macnica DHW passou por rigorosos testes na WEG. Nesse processo, foram identificados e corrigidos problemas relacionados à latência nos projetos eletrônicos.

Com as melhorias, a latência total foi reduzida para menos de 20 ns, tornando a comunicação mais confiável. O resultado foi exatamente o que a WEG esperava desse projeto: mais confiabilidade e precisão nos dados coletados e comunicados pelos inversores.

Impacto e futuro: ampliando possibilidades em projetos eletrônicos

Com o sucesso do projeto, a WEG planeja desenvolver e comercializar um sistema completo com placas feitas internamente. Essa tecnologia permitirá que projetos eletrônicos que demandem distâncias significativas entre os inversores de frequência e o sistema de controle utilizem fibras ópticas padrão como meio de conexão. Dessa forma, a solução amplia as possibilidades de aplicação em diversos setores industriais.

Excelência técnica: conquista da WEG em parceria com a Macnica DHW

O caso de sucesso da Macnica DHW com a WEG demonstra a importância da inovação e da parceria em projetos eletrônicos para superar desafios na comunicação via fibra óptica em ambientes submersos. A solução desenvolvida permitiu aprimorar a comunicação entre inversores, trazendo total confiabilidade e precisão nos dados transmitidos em longas distâncias.

“O time da Macnica DHW possui um excelente nível técnico, além de ser muito prestativo. O projeto foi um sucesso!”, destacou o Engenheiro de Aplicação da WEG, Joable A. Alves.

Com essa conquista, a WEG abre caminho para novos projetos eletrônicos e possibilidades, fortalecendo seu papel como líder na indústria de equipamentos elétricos. Além do projeto desenvolvido, a Macnica DHW fornece os componentes para a fabricação dos produtos WEG, garantindo que a produção atenda as demandas do mercado.

Quer ser o próximo caso de sucesso da Macnica DHW? Clique aqui e entre em contato com a gente para desenvolver os seus projetos eletrônicos com um time capacitado e com as melhores tecnologias do mercado.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.