Kit FPGA DE10-Nano para projetos de excelência
No mercado brasileiro, é notável o crescimento da Tecnologia FPGA Intel, principalmente quando se considera que o primeiro contato com ela ocorre no meio acadêmico por meio dos kits de desenvolvimento, como o kit FPGA DE10-Nano, projetados para fins educacionais e de prototipagem. O kit FPGA DE10-Nano é fabricado pela Terasic, uma empresa renomada e especializada em soluções FPGA Intel.
Características do kit FPGA DE10-Nano
O kit FPGA DE10-Nano é uma ótima opção para quem está desenvolvendo pesquisa e quer adicionar os próprios periféricos à FPGA. Diferentemente do kit FPGA DE10-Lite, por exemplo, esse kit possui a FPGA Cyclone V System-on-Chip (SoC) da Intel (anteriormente conhecida como Altera), que oferece uma ampla capacidade de lógica programável associada ao processador dual-core Cortex-A9, permitindo a implementação de uma variedade de projetos digitais.
Referente aos pinos de entrada e saída, o kit FPGA DE10-Nano possui 80 pinos livres, distribuídos em dois conectores de expansão de 40 pinos. Além disso, contém recursos adicionais, como botões, LEDs, chaves, acelerômetro, portas USB e conectores de áudio e vídeo.
Uma das principais características do kit FPGA DE10-Nano é a sua disponibilidade de pinos para desenvolvimento customizado. Ele pode ser programado usando a linguagem de descrição de hardware (HDL) Verilog ou VHDL por meio da plataforma de desenvolvimento Quartus Prime da Intel, o que permite que os usuários desenvolvam e testem projetos de FPGA personalizados.
Assim, o kit FPGA DE10-Nano da Terasic é uma opção popular para estudantes, professores e engenheiros. Com ele, é possível aprender e explorar o campo da programação e do desenvolvimento de sistemas digitais usando FPGA.
Especificações técnicas do kit FPGA DE10-Nano
Listamos abaixo as principais especificações técnicas do kit FPGA DE10-Nano, que fornecem uma visão geral das capacidades e dos recursos do kit.
Interfaces e dispositivos conectados à FPGA
- Dispositivo Intel Cyclone® V SE 5CSEBA6U23I7 (110K LEs)
- Dispositivo de configuração serial – EPCS128 (memória FLASH com 128 Mbits)
- USB-Blaster II on-board para programação – modo JTAG
- Interface HDMI TX, compatível com DVI 1.0 e HDCP v1.4
- 2 botões
- 4 chaves dip-switch
- 8 LEDs de usuário verdes
- 3 fontes de relógio de 50MHz do gerador de clock
- 2 conectores de expansão de 40 pinos
- 1 conector de expansão padrão Arduino (compatível com Uno R3), que pode ser conectado com shields Arduino
- 1 conector de expansão de entrada analógica de 10 pinos (compartilhado com as entradas analógicas do conector padrão Arduino)
- Conversor A/D, com interface SPI de 4 pinos, conectado a FPGA.
Interfaces e dispositivos conectados ao Hard Processor System (HPS)
- Processador ARM Cortex-A9 dual-core rodando a 800 MHz
- 1 GB de memória DDR3 SDRAM (barramento de dados de 32 bits)
- Interface Ethernet de 1 Gigabit, com o PHY ligado a um conector RJ45
- Porta USB OTG, com conector USB Micro-AB
- Interface para cartão Micro SD
- Acelerômetro (Interface I2C + interrupção)
- Conversor de UART para USB, com conector USB Mini-B
- Botão de reset a quente e botão de reset a frio para o processador
- Um botão de usuário e um LED de usuário
- Conector de expansão padrão LTC 2×7.
Benefícios de utilizar o kit FPGA DE10-Nano
Veja, abaixo, os principais benefícios da utilização do kit FPGA DE10-Nano por pesquisadores, professores, estudantes e engenheiros.
Flexibilidade e personalização
O kit FPGA DE10-Nano é baseado em uma FPGA, o que significa que você pode reconfigurá-lo para atender às suas necessidades específicas. Isso permite que os professores e pesquisadores experimentem e implementem uma ampla variedade de projetos e protótipos.
Recursos de hardware
O kit FPGA DE10-Nano possui uma variedade de recursos de hardware, como: FPGA Intel Cyclone V SoC, processador dual-core ARM Cortex-A9, memória DDR3, interfaces USB, HDMI, Ethernet e GPIOs. Esses recursos fornecem uma plataforma robusta e versátil para o desenvolvimento de projetos.
Software abrangente
A Intel fornece um conjunto abrangente de ferramentas de software, como o Quartus Prime. Desse modo, é possível desenvolver todas as etapas do projeto, como compilação, depuração e gravação no kit. Além disso, existem bibliotecas e exemplos disponíveis para ajudar os usuários a começarem seus projetos rapidamente.
Compatível com Linux
O kit FPGA DE10-Nano suporta a execução do sistema operacional Linux. Isso permite que os professores e pesquisadores desenvolvam e executem aplicativos baseados em Linux diretamente no kit. Assim, surgem novas possibilidades para o desenvolvimento de projetos complexos.
Conte com a Macnica DHW para facilitar o acesso ao kit FPGA DE10-Nano
Com todos os benefícios que citamos, fica claro que o kit FPGA DE10-Nano é uma ferramenta valiosa para estudantes e desenvolvedores. Pensando na aquisição desse kit FPGA por universidades e instituições de ensino, a Macnica DHW oferece diversos recursos para facilitar o processo.
Com muitos anos de experiência no desenvolvimento de projetos FPGA, a Macnica DHW é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel e fornece serviços de capacitação nessa tecnologia, trazendo expertise técnica e preparo. A Macnica já capacitou milhares de professores e estudantes de diversas instituições de ensino, como IFSul, IFAL, USP, UEL, Univali, IFSP, IFSC e Unisinos.
Além disso, engenheiros e desenvolvedores se capacitaram em tecnologia FPGA Intel com a Macnica DHW. Colaboradores de empresas de renome no mercado já passaram por nosso treinamento , como: WEG, Datacom, Alliage, Tecsys, AQTech, FITec, U&M e INPE.
Dessa forma, tanto quem está começando quanto quem já trabalha com FPGA Intel pode se capacitar e aprender a respeito da tecnologia e como desenvolver projetos robustos utilizando as boas práticas de projeto, com base na experiência do time de desenvolvedores e das ferramentas de depuração de projeto disponíveis no software Quartus Prime da Intel. “Conseguimos atender as diversas demandas do mercado da tecnologia FPGA, associando o conhecimento teórico com a parte prática por meio da utilização do kit FPGA”, destaca a instrutora de treinamento, Franciele Nornberg.
Quer saber como levar a capacitação em Tecnologia FPGA Intel e o kit FPGA para a sua instituição de ensino? Clique aqui e entre em contato com a gente. Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.