Inteligência Artificial nos processos de montagem manual
O termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, na Alemanha, durante a Feira de Hannover. Embora seja recente, a Indústria 4.0 é uma realidade em grande parte do segmento de manufatura na Europa, Ásia e América do Norte. A digitalização dos processos, o sensoriamento de máquinas e equipamentos e a aplicação de Inteligência Artificial são muito comuns no exterior.
No entanto, na maior parte do mercado brasileiro, a montagem ou embalagem de produtos ou kits ainda é feita de forma manual. Por isso, muitos gestores industriais se perguntam: como posso fazer da minha fábrica uma Indústria 4.0, se boa parte dos meus processos são feitos à mão?
A resposta é: com novas tecnologias, como a Visão Computacional e a Inteligência Artificial. Entenda mais sobre essas novas ferramentas a seguir.
Inteligência Artificial pode otimizar as linhas de montagem manual na Indústria 4.0
Com o avanço de tecnologias, como a Visão Computacional e a Inteligência Artificial, é possível digitalizar processos pouco ou nada automatizados. Um deles é a linha de montagem manual. Agora, câmeras passam a fazer o papel de sensores físicos e softwares avançados processam as imagens para extrair informações valiosas, por exemplo.
Uma dessas ferramentas de Inteligência Artificial é a plataforma Pathfinder Apollo, desenvolvida pela Retrocausal e trazida com exclusividade para o mercado brasileiro pela Macnica DHW. Sem a necessidade de mudanças intrusivas na infraestrutura, no layout ou nos processos industriais, a ferramenta da Retrocausal monitora os postos de trabalho de montagem manual.
Por meio de machine learning, ou aprendizado de máquina, ela passa a identificar em tempo real se todos os processos e a sequência de passos da produção estão sendo seguidos de forma correta pelo operador. O resultado é o aumento do controle de qualidade de todos os itens produzidos.
Outra função da plataforma é a entrega de métricas, como o tempo gasto em cada etapa e ciclo. Com isso, os gestores podem visualizar as etapas que apresentam mais erros, identificar os pontos nos quais a produção está menos eficiente e propor melhorias para otimizar os processos.
Ao gravar imagens de cada ciclo de montagem, o sistema da Retrocausal permite respostas rápidas e precisas, caso ocorra um eventual recall. Isso é feito por meio dos registros de montagem identificados pelo número de série do produto. Além disso, esse recurso também permite treinar novos colaboradores de forma mais fácil e assertiva.
A Inteligência Artificial da plataforma Pathfinder Apollo também oferece suporte em tempo real aos operadores. Isso ajuda a aumentar a produtividade, sem a necessidade de implementar projetos de automação industrial convencionais que, normalmente, são complexos e demorados.
Aplicações e benefícios da Inteligência Artificial da Retrocausal
A ferramenta de Inteligência Artificial da Retrocausal pode ser aplicada em diversos segmentos para otimizar os processos de montagem manual. Os principais são:
- indústria automotiva;
- indústria de componentes, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos;
- indústria de plástico, louça ou metais para a construção civil.
Para esses e outros segmentos da indústria, a ferramenta Pathfinder Apollo da Retrocausal traz diversos benefícios, como:
- aumento de até 10% na produção;
- redução de 60% nos problemas de qualidade de montagem;
- redução de 44% no tempo de treinamento de novos operadores;
- melhoria do processo produtivo por meio de métricas e estatísticas;
- maior controle e gerenciamento das atividades;
- feedback ao vivo durante o treinamento e a orientação.
Você possui processos de fabricação manuais e repetitivos e quer garantir a qualidade dos produtos? Clique aqui, entre em contato com a gente e conheça essa e outras tecnologias para a Indústria 4.0 que a MacnicaDHW oferece a você.
Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!