03 curiosidades sobre a tecnologia FPGA Intel
A tecnologia FPGA Intel tem mais de 30 anos de mercado e está presente nos mais diversos mercados (provavelmente existe uma FPGA próximo a você ou você depende dela para alguma atividade do seu dia, afinal todos usamos a internet).
Por sua alta velocidade de processamento, a tecnologia FPGA está presente nos grandes Data Centers, peça fundamental quando navegamos na internet.
A tecnologia FPGA, por ser muito versátil e robusta atende aos mercados mais exigentes como o mercado de radares e militar, que exige alta confiabilidade, sigilo e segurança da aplicação desenvolvida.
Por outro lado, engana-se quem pensa que a tecnologia FPGA está apenas em grandes projetos de valor agregado, no mercado já existem muitas opções de FPGAs Intel com valores bem acessíveis. Assim, a tecnologia FPGA Intel também está presente em diversas soluções IoT atuando na borda (edge).
Quer saber algumas curiosidades sobre esta poderosa Tecnologia?
A instrutora de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel, da Macnica DHW, Franciele Nornberg, apresenta 3.
1 – Para começar a desenvolver basta um computador e um Kit FPGA
“Uma das características mais fascinantes dessa tecnologia é que com um computador e um kit FPGA você já consegue desenvolver muita coisa”, destacou Franciele.
Para facilitar, a Intel disponibiliza um software completo para você executar todas as etapas do projeto em um só lugar. No software Quartus Prime você pode descrever o seu hardware, simular, compilar, depurar e gravar no kit.
Com o kit você tem um ambiente rico com uma FPGA prontinha para colocar todas as suas ideias em prática, pois nos kits você terá Leds, chaves, displays e outros periféricos à disposição.
São muitos recursos para realizar todos os projetos que estão na sua imaginação!
2 – É possível atualizar a aplicação da FPGA em campo
Outra característica incrível da FPGA é que mesmo sendo um dispositivo super robusto e seguro, ele tem recursos para ser atualizado em campo. Isso facilita upgrade da aplicação a qualquer momento, o que é uma super vantagem.
Principalmente quando você precisa diminuir o tempo de lançamento do seu produto. “Utilizar a tecnologia FPGA é muito vantajoso, pois como vimos, é possível atualizar a aplicação em campo”, acrescenta a instrutora.
3 – Temos duas linguagens principais para descrição de hardware
A terceira curiosidade é relacionada a como desenvolvemos um projeto utilizando a tecnologia FPGA Intel. Depois que você está com o Quartus Prime instalado e com seu kit FPGA, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no kit!
E como todo bom iniciante sempre queremos fazer um Led piscar, não é mesmo?!
“Utilizando o Kit FPGA DE10-Lite, você será capaz de fazer 10 Leds piscarem” brinca a instrutora em tecnologia FPGA Intel, Franciele.
Entretanto, para fazer o Led piscar é preciso descrever o hardware que será implementado dentro da FPGA. Para isso podemos utilizar diferentes linguagens de descrição de hardware, mas as que mais se destacam são Verilog e VHDL.
“Embora VHDL seja a linguagem mais apresentada no meio acadêmico, os engenheiros que vão para campo normalmente desenvolvem utilizando a linguagem Verilog”.
A instrutora acrescenta ainda que, segundo dados divulgados pela Intel em treinamento interno, mais de 80% dos projetos registrados na Intel utilizam a linguagem Verilog.
Agora me conta, qual destas curiosidades você não sabia sobre a tecnologia FPGA Intel?
Se você quer saber mais curiosidades e como desenvolver os seus projetos utilizando a tecnologia FPGA Intel, vem para o nosso próximo Treinamento em Tecnologia FPGA Intel, que irá acontecer em Setembro!!
Com mais de 10 anos desenvolvendo projetos em tecnologia FPGA Intel a Macnica DHW é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA INTEL na América do Sul. Todos os nossos instrutores são capacitados para lecionar qualquer módulo de conhecimento da Tecnologia FPGA Intel.
E para você que está começando, nós temos a opção certa: um Treinamento desenvolvido para o público brasileiro levando em consideração tudo que é preciso para começar nesta tecnologia.
Ou seja, todo o conhecimento dos desenvolvedores foi agregado num curso de 20 horas, em formato online e ao vivo. Assim, você sai do nível básico para o intermediário em uma semana.
E o melhor, o kit DE10-Lite está incluso na sua inscrição, assim você aprende fazendo e fica com o kit FPGA para seguir desenvolvendo os seus projetos.
Não perca a chance de participar da nossa turma especial de Setembro, em homenagem ao Dia dos Professores e Estudantes (e por isso tem desconto!!)
- Data: 26 a 30 de Setembro
- Horário: 13h30 às 18h
- Inscrições até: 05 de Setembro
- Curso via plataforma Zoom
Tire todas as suas dúvidas e inscreva-se aqui!