Agronegócio: Aumente a produtividade da lavoura

Agronegócio: Aumente a produtividade da lavoura

Agronegócio: Aumente a produtividade da lavoura

Cada vez mais os dispositivos IoT levam conectividade para o agronegócio!

Isso acontece por que a tecnologia permite que os produtores rurais tenham mais visibilidade da lavoura e, por consequência, da produção. Os dispositivos IoT podem atuar como “os olhos do produtor” na lavoura 24 horas por dia.

Com esses dados, é possível mapear e monitorar as áreas de produção com muito mais precisão. Assim, podemos destacar algumas áreas do agronegócio que se beneficiam com a tecnologia:

  • Máquinas agrícolas com telemetria: proporcionam o monitoramento de desempenho e mapas de colheita;
  • Agricultura de precisão: permitem realizar adubação e pulverização com taxa variável de acordo com a necessidade do lote;
  • Segurança no agronegócio: sensores aumentam a segurança pessoal e de ativos;
  • Monitoramento das condições ambientais: através integração dos dados entre as estações meteorológicas e sensores de solo;
  • Integração dos trabalhadores em grandes áreas de colheita: dispositivos IoT facilitam a comunicação com frentes de colheita e monitoramento do pessoal em tempo real.

Além destes exemplos, todo o setor de agronegócio se beneficia do uso de tecnologia e de dispositivos IoT, pois a eficiência do campo e o rendimento serão maximizados.

O time de engenheiros de desenvolvimento da Macnica DHW, sabe o quão desafiador pode ser desenvolver um dispositivo IoT para o agronegócio. Visto que ele precisa ser eficiente, ter autonomia da bateria para longos períodos e ter conectividade.

Por isso, hoje apresentamos o módulo de conectividade para o agronegócio, o LC29H.

A família de módulos LC29H da Quectel oferece soluções de alto desempenho e eficiência energética para atender às necessidades de aplicações de posicionamento de alta precisão nos níveis de centímetros e decímetros.

Desta forma estes módulos são perfeitamente adequados para um mercado em expansão de agricultura de precisãodronescortadores de grama autônomosscooters de micro mobilidade e robôs de entrega, bem como, outras aplicações industriais e autônomas.

Exemplos de aplicação do módulo GNSS LC29H da Quectel. (Fonte: Quectel)

Características dos Módulos LC29H

Para os dispositivos IoT, aplicados ao agronegócio, principalmente aqueles que serão instalados em grandes áreas abertas, o uso de módulos com geolocalização é imprescindível. Além disso, o posicionamento precisa ter alta precisão da ordem de centímetros.

Desta forma, visto que o módulo GNSS LC29H recebe e processa simultaneamente sinais de todas as constelações (GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo e QZSS) ele oferece alta precisão na localização. 

Módulo GNSS LC29H da Quectel. (Fonte: Quectel)

Além disso, algumas versões do módulo contêm sensores inerciais IMU de 6 eixos (acelerômetro de 3 eixos + giroscópio de 3 eixos) e integram algoritmos de posicionamento RTK e DR; permitindo um posicionamento preciso contínuo em nível de pista em cenários onde o sinal de satélite é parcial ou completamente bloqueado, como florestas, estacionamentos subterrâneos, túneis ou cânions urbanos.

Assim, quando o sinal do satélite é readquirido, o LC29H combina dados do sensor inercial com sinais GNSS; e a navegação integrada pode fornecer tempos de convergência rápidos e precisão de posicionamento em nível decimétrico.

Outro ponto importante é que o módulo pode melhorar o desempenho quando usado com uma antena passiva. Para tanto, ele possui um LNA embarcado e um filtro SAW interno, garantindo alta sensibilidade e excelente precisão de posicionamento.

Visto que os dispositivos IoT para o agronegócio normalmente utilizam baterias, o LC29H foi pensado para ser uma solução perfeita para dispositivos sensíveis à energia e alimentados por bateria. Ou seja, ele foi desenvolvido em um processo de 12 nm com chip receptor de dupla frequência e gerenciamento avançado de baixa potência, o que permite a detecção GNSS de baixa potência e fixação de posição.

Por fim, mas não menos importante, o módulo possui um formato LCC e um tamanho padrão da indústria de 12,2 mm × 16,0 mm × 2,5 mm. Isso permite fácil integração do sistema e migração suave de projetos legados para as mais recentes tecnologias GNSS de alta precisão.

 O LC29H está disponível em quatro variantes de produtos, cada uma voltada para diferentes cenários de aplicação.

  • LC29H(EA) oferece uma solução perfeita para um mercado crescente de drones agrícolas, bem como, terminais de detecção de energia elétrica, capaz de melhorar a capacidade anti-interferência de sistemas complexos.
  • LC29H(BA) é adequado para máquinas agrícolas e veículos especializados
  • LC29H(DA) pode permitir precisão em nível de centímetro em cortadores de grama e capacetes de segurança conectados a um custo competitivo.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto de dispositivos IoT e levar mais conectividade para o agronegócio.