Mobilidade urbana sustentável – veja na prática

Mobilidade urbana sustentável – veja na prática

Mobilidade urbana sustentável – veja na prática

Mobilidade é essencial para o deslocamento das pessoas, e se ela for pensada de forma sustentável, ela une o essencial com responsabilidade, e num mundo com tanta poluição, trata-se de um projeto grandioso. Por isso, vamos destacar hoje a GoMoov, projeto que fez parte do Perini City Lab, primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para cidades inteligentes, e que tem como finalidade promover a mobilidade urbana sustentável.

A mobilidade urbana é definida como qualquer tipo de movimento – a pé, de carro, ônibus, bicicleta, patinete, skate, cadeira de rodas, trem ou metrô – que tenha como finalidade o deslocamento de um ponto a outro em um espaço geográfico.

Desta forma, existem muitas formas de tornar a mobilidade urbana cada vez mais sustentável, seja optando por meios limpos, como a bicicleta por exemplo, ou compartilhando as viagens de carro.

E agora, com a GoMoovum novo conceito para a mobilidade urbana sustentável já está sendo colocado em práticapois além de optar por veículos elétricos (energia limpa), ela proporciona o compartilhamento dos equipamentos.

 Sabe o que é mais legal na GoMoov?

Com ela é possível se deslocar por exemplo, entre o trabalho, a residência ou escola de forma rápida, fácil e sustentável.

Quem é a GoMoov?

Presente em 5 cidades do estado de Santa Catarina, a GoMoov é um ecossistema para compartilhamento e aluguel de equipamentos de curtas distâncias, movidos a energia limpa.

Um dos principais diferenciais oferecidos pela GoMoov é a facilidade de locação e encontro das bicicletas e patinetes: os pontos de “check-in/check-out” são estratégicos, sendo escolhidos a dedo pela equipe da GoMoov, que busca atender os principais corredores de deslocamento de trabalhadores da indústria e comércio, além de estudantes.

Um dos pontos onde a GoMoov está rodando é dentro do Perini Business Park, o maior parque empresarial multissetorial da América Latina. Mesmo ambiente onde a tecnologia e o modelo de negócio foram testados e validados em 2020.

GoMoov foi um dos primeiros projetos que passaram pelo Perini City Lab, um projeto do Ágora Tech Park, parque tecnológico instalado no Perini Business Park – coordenado pela Macnica DHW. 

Perini City Lab oferece um ambiente privado, seguro e controlado, onde é possível realizar testes, simulações e desenvolvimento de soluções voltadas para a temática de Smart Cities. Além da solução para mobilidade urbana também estão em teste no Perini City Lab soluções nas áreas de Cidades Inteligentes, Sustentabilidade, Logística e Saúde.

Após os períodos de testes e validações, a GoMoov expandiu os pontos de atuação e segue atendendo ao público do Perini Business Park.

 Atualmente, quem frequenta o Perini pode usufruir de uma promoção para se deslocar no Park.

Quer saber como?

Na última segunda-feira de cada mês – em junho será no dia 27 – todas as locações de veículos da GoMoov terão 50% de desconto.

O objetivo é tornar as viagens de última milha, como é conhecida a locomoção no último trecho entre o modal de transporte e o destino, algo ainda mais acessível, em especial no final do mês.

Atualmente a operação da GoMoov roda nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha, atingindo números muito expressivos:

  • São quase 28 mil usuários cadastrados na plataforma
  • Mais de 126 mil quilômetros percorridos através da GoMoov,
  • Emissão de CO2 reduzida em que cerca de 47 toneladas até hoje

Veja o vídeo ilustrativo da solução da GoMoov para mobilidade urbana sustentável, utilizando bicicletas e patinetes:

Quer saber como validar sua solução fazendo parte do Perini City Lab? Entre em contato conosco.

Clique aqui para baixar o APP GoMoov!