Efeitos da crise dos semicondutores no Brasil

Efeitos da crise dos semicondutores no Brasil

Efeitos da crise dos semicondutores no Brasil

Semicondutores: Muitas pessoas podem não saber exatamente o que é, mas todos tem centenas deles em casa.

O semicondutor é a matéria prima para a produção de chips, e estão presentes em todos os aparelhos eletrônicos, por isso, a escassez de chips impactou e segue impactando, não só o mercado, mas também a sociedade.

A crise dos semicondutores que iniciou com as paradas na produção devido a pandemia do Covid-19 em 2020, mostrou recuperação no último ano.

Ainda que lenta esta recuperação, muitos setores já estão sendo abastecidos com semicondutores, como o setor automotivo, que está cada vez mais dependente dos semicondutores e que foi um dos que mais sofreu com a escassez de chips.

Legenda: Retomada da produção de chips ainda não supre a demanda mundial. (Crédito: Shutterstock)

Para 2022, o setor automotivo apresenta crescimento de mais de 12%. Para manter está perspectiva, o setor está apostando em maior produtividade e planejamento a longo prazo dos semicondutores necessários na produção.

Macnica DHW, que possui em seu portifólio mais de 70 linhas, tem feito um trabalho bem próximo às fabricantes e clientes para poder driblar os altos prazos de entrega de semicondutores.

Logística eficiente, planejamento a longo prazo junto aos clientes e pesquisa por novos componentes que possam atender as demandas do produto com menor prazo de entrega, são algumas das ações que a Macnica DHW tem feito para atender ao mercado.

Quando o cenário da crise dos semicondutores se mostrava promissor, no início de 2022, tivemos a onda da variante Ômicron de Covid-19, que gerou uma nova parada nas fabricas de semicondutores. Essa onda, trouxe impactos mais leves, entretanto, seus efeitos poderão ser sentidos se associados aos efeitos dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia.

Como a maioria dos semicondutores são produzidos fora do Brasil, conforme mostra o gráfico apresentado pela Istoé Dinheiro, dependemos do cronograma de fabricação dos chips, assim como da logística para que os semicondutores cheguem até a América.

Legenda: Países onde os chips são produzidos (Crédito: Istoé Dinheiro)

A dependência internacional de chips associada com o cenário de pandemia e conflitos internacionais desequilibra a cadeia de produção de todos os países, inclusive do Brasil.  Existem previsões de que a estabilização total pudesse ocorrer em 2024, conforme divulgou a CNN Brasil, mas estes prazos podem ser alterados e estendidos.

Enquanto a escassez de chips passa por altos e baixos, a Macnica DHW segue atendendo o mercado brasileiro com muita criatividade e trabalho para que possa minimizar o impacto sentido pelos clientes.

Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe auxiliar no seu projeto!