O futuro da otimização da linha de montagem manual

O futuro da otimização da linha de montagem manual

O futuro da otimização da linha de montagem manual

O futuro da otimização da linha de montagem manual. Chegou a hora de revelarmos para você sobre a Solução que vai revolucionar a sua linha de montagem manual.

Estamos falando da RetroActivity, uma solução disruptiva e inédita no Brasil que foi trazida pela Macnica DHW.

Sobre a Solução

RetroActivity é uma solução desenvolvida pela Retrocausal, que é líder no mercado de soluções inteligentes aplicadas para a indústria.

A solução reduz significativamente os erros no trabalho manual e repetitivo na linha de montagem através de monitoramento inteligente.

A plataforma é composta por uma câmera habilitada para Inteligência Artificial (AI) que, ao detectar algum erro na realização de tarefas de operadores em uma linha de montagem, dispara alertas sonoros e visuais.

Além disso, o RetroActivity realiza continuamente estudos de tempo em processos de montagem, possibilitando maior controle e gerenciamento sobre as atividades manuais realizadas em uma unidade fabril.

Problema

Os erros humanos são responsáveis por 68% dos problemas de qualidade nas linhas de montagem de fabricação.

Mesmo que os operadores trabalhem incansavelmente e de forma repetitiva, muitas vezes a inexperiência, a fadiga, os novos processos e a complexidade de produção, podem levar ao erro.

Solução

A tecnologia de visão computacional patenteada da Retrocausal, analisa atividades manuais complexas para ajudar os operadores a evitar erros de montagem e melhorar o treinamento.

Além disso, são fornecidas ferramentas analíticas prescritivas para auxiliar os engenheiros industriais a realizar a análise da causa do problema e otimizar o processo.

Benefícios

A plataforma observa e coleta dados de 100% das montagens efetuadas, eliminando assim o conceito de “amostragem” no controle de qualidade do processo de produção.

Além disso, a solução permite a realização de treinamentos por posto de trabalho de maneira individualizada e automatizada.

Visualização eficiente

A plataforma acrescenta estatísticas de estação de trabalho individual no painel de análise.

Estas estatísticas incluem tempo médio de ciclo, rendimento, taxas de erro, bem como medições altamente detalhadas que estão relacionadas ao tempo das etapas e aos erros.

Estas informações ajudam os engenheiros industriais e supervisores de fabricação a identificar a atividade sem valor agregado, encontrar a causa de problemas na montagem e otimizar a produção. 

RetroAcitivity também oferece a opção de armazenar automaticamente registros de vídeo de ciclos individuais em sua linha de montagem.

Estes registros são identificáveis por número de série do produto.

Quando um produto defeituoso chega ao final da linha ou se um evento de recall acontece, estes registros se revelam extremamente valiosos para melhorar o processo e minimizar a extensão do dano

Treinamento do operador rápido e fácil

O sistema também oferece uma ferramenta baseada em vídeo que permite o treinamento do operador de maneira independente.

Aqui os vídeos de demonstração utilizados no treinamento do algoritmo de Inteligência Artificial são combinados com a tecnologia de reconhecimento de voz, auxiliando os novos funcionários ou funcionários temporários.

Maior controle e gerenciamento das atividades

RetroActivity é uma solução que está revolucionando a linha de montagem na Indústria, pois automatiza a checagem dos processos manuais e repetitivos, possibilitando maior controle e gerenciamento das atividades.

Além disso, o processo de instalação e implantação da solução é extremamente simples, assim como a sua integração com os sistemas de manufatura já existentes.

Quer saber mais?

Macnica DHW possui uma equipe técnica especializada e com vasta experiência para ajudar você. Fale conosco

Assista o vídeo da Retrocausal e saiba mais sobre o futuro da otimização da linha de montagem manual