Sistema robusto e versátil para robô móvel autônomo

Sistema robusto e versátil para robô móvel autônomo

Sistema robusto e versátil para robô móvel autônomo

Sistema robusto e versátil para robô móvel autônomo: Antes mesmo da pandemia robôs móveis autônomos (AMR – Autonomous Mobile Robot) e veículos autônomos guiado (AGV – autonomic guided vehicle) já estavam sendo testados e utilizados em muitas áreas como na saúde, indústria e logística.

É inegável como estes robôs e veículos autônomos podem ajudar a lidar com muitas necessidades do mundo atual, como por exemplo: a escassez de pessoal, a automatização de processos manuais, a necessidade de distanciamento social, entre outros.

Para que isso seja possível é necessário que o sistema utilizado seja capaz de aprender em campo. Ou seja, o robô, deve ter sensores que sirvam como seus olhos e inteligência para que possam orientar seu deslocamento em um novo cenário.

Pensando nisso a fabricante IEI apresenta o DRPC-230-ULT5, um PC box modular, compacto, robusto e versátil. Ele permite a conexão de câmeras para o reconhecimento visual e placas aceleradoras para o rápido processamento, permitindo a tomada de decisão em tempo real.

Desta forma, o robô utiliza informação das câmeras para poder executar tarefas de forma autônoma, mesmo num ambiente novo.

Aplicações

Dentro das fábricas o uso de robôs móveis autônomos pode facilitar atividades como:

  • Lidar com grandes quantidades de materiais
  • Pegar mercadorias
  • Melhorar a eficiência da produção e a qualidade da montagem

Já no ambiente hospitalar, os benefícios estão na automatização de atividades como:

  • Transportar material hospitalar
  • Reduzir a carga de trabalho pesada da equipe de enfermagem
  • Reduzir o risco de infecção cruzada

Sem falar as aplicações no setor logístico e e-commerce, no qual as aplicações facilitam as atividades relacionadas à movimentação de mercadorias, bem como:

  • Transportar prateleiras
  • Direcionar o fluxo de vários bens
  • Criar espaços de armazenamento mutáveis
  • Reduzir a intensidade de trabalho dos trabalhadores
  • Ser uma ferramenta importante para movimentação de mercadorias
  • Fazer a classificação de mercadorias

Robôs AMR com Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) possibilita que as máquinas aprendam com a experiência, se ajustem a novas entradas e realizem tarefas semelhantes às humanas.

A IA se tornará parte integrante da configuração e do uso de robôs AMR, simplificando seu processo de implantação e melhorando seu fluxo de trabalho.

Alguns robôs autônomos têm câmeras acopladas e usando IA, elevam o nível das atividades desempenhadas. Assim, as câmeras estrategicamente posicionadas funcionam como os “olhos” do robô.

Com a IA, os robôs podem aprender a adaptar seu comportamento de maneira adequada, a partir do momento que entram em uma nova área.

Isso significa que eles podem evitar áreas de alto tráfego durante horários específicos, como por exemplo:

  • Quando os materiais são regularmente entregues e transferidos por empilhadeiras;
  • Quando grandes multidões de trabalhadores estão presentes durante os intervalos ou mudanças de turno.

Solução completa IEI

DRPC-230-ULT5 da IEI pode suportar até 70 °C de temperatura operacional para fornecer desempenho constante com a CPU funcionando continuamente acima de sua frequência base.

O modelo com camada de expansão fornece muitas entradas e saídas.

Além disso, o PC box tem entradas PCIe x4 para suportar add-ons como placas de aceleração IEI, como a Mustang-V100-MX8 ou a Mustang-V100-MX4, abrindo assim a porta para implementações de inferência mais rápidas.

DRPC-230-ULT5 pode ser conectado à câmera para reconhecimento visual, visto que ele permite o aprendizado de máquina usando uma variedade de modelos de treinamento para simular e inferir o status ou a aparência dos objetos.

Por exemplo, o sistema de inferência com o modelo de análise de vídeo pode realizar a análise de obstáculos para o robô executar suas tarefas de forma autônoma.

Saiba mais sobre os produtos IEI mencionados:

DRPC-230-ULT5 | Fanless DIN-Rail Embedded System with Intel® Core™ CPU

Whiskey Lake Core™ i5-8365UE / Whiskey Lake Celeron™ 4205U Triple GbE LAN Ports Multiple USB 3.2 Gen 2 (10Gb/s)   – Deployment Scenario
– SPEC
 

DRPC-130-AL | Fanless DIN-Rail Embedded System

Intel® Atom™ x5-E3930 1.3GHz (up to 1.8 GHz) DDR3L 1.35V SO-DIMM supported Serial, CAN bus and digital I/O interface – Deployment Scenario
– SPEC
 

uIBX-250-BW | Ultra Compact Size Embedded System

Fanless system with Intel® Celeron® N3160 processor Dual display Two RS-232/422/485 – Deployment Scenario
– SPEC
 

Mustang-V100-MX8 | VPU Accelerator Card

Eight Intel® Movidius™ Myriad™ X VPU can execute multiple topologies simultaneously. Supported OpenVINO™ toolkit, AI edge computing ready device Low power consumption, approximate 25W – SPEC  

Além destes produtos a IEI tem um amplo portifólio de produtos para atender a sua necessidade, tanto para alta demanda de processamento, quanto a robustez para ambientes hostis.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto.

Ler também:

– Benefícios do robô autônomo

– Principais recursos do controlador AMR / AGV