Comunicação de alta qualidade e longo alcance

Comunicação de alta qualidade e longo alcance

Comunicação de alta qualidade e longo alcance

Projetos IoT : comunicação de alta qualidade e longo alcance

Desenvolver soluções IoT requer atenção ao local de instalação do produto, sejam aplicações comerciais, industriais ou residenciais. Em qualquer um destes locais podemos encontrar ambientes complexos e ruidosos, que causam atenuação do sinal.

Isso torna mais difícil a transmissão de sinal de um ponto a outro e a solução é usar módulos com maior alcance e maior sensibilidade na recepção do sinal, como o módulo ESP32-WROOM-DA que também apresenta maior estabilidade de conexão sem fio.

Com duas antenas em PCB complementares em diferentes direções, o ESP32-WROOM-DA é o novo módulo da Espressif para comunicação de alta qualidade e longo alcance.

Figura 1. Módulo ESP-WROOM-DA

Além das já conhecidas características técnicas que destacam os módulos da Espressif no mercado como a coexistência de conectividade Wi-Fi e Bluetooth (Classic e Low-Energy) e seus modos de baixo consumo de energia, os usuários do ESP32-WROOM-DA serão capazes de dar vida a uma nova e ampla gama de cenários complexos de aplicativos de IoT.

O módulo ESP32-WROOM-DA está integrado com o chip ESP32-D0WD-V3, que possui um processador Xtensa® 32-bit LX6 dual-core com uma frequência máxima de 240 MHz, junto com 520 KB de SRAM e 448 KB de ROM.

Durante a utilização, o módulo funciona de acordo com a intensidade do sinal, selecionando o sinal mais forte para garantir a comunicação contínua.

Quando um sinal fraco é detectado, o módulo continua a trabalhar com uma chamada de API que o ajuda a mudar para a outra antena com um sinal mais forte.

Módulo ESP32-WROOM-DA

ESP32-WROOM-DA é o primeiro módulo da Espressif com MIMO (Multiple-Input, Multiple-Output), usando duas antenas para estabelecer conexão com um Access Point ou com outros módulos.

O engenheiro de aplicação e FAE da Macnica DHW, Neimar Duarte, explica que os módulos anteriores, que usavam versões mais antigas de SoC só operavam com uma antena, limitando assim tanto o alcance de transmissão quanto a sensibilidade na recepção de sinais em ambientes mais complexos e ruidosos, com muita atenuação, por exemplo.

“Com este projeto novo e inovador, com duas antenas na mesma placa, é possível ter um alcance maior e com mais sensibilidade na recepção, mantendo o mesmo padrão de pinagem do conhecido ESP32-WROOM-32.
 

Desta forma, para aplicações que requeiram maior sensibilidade e/ou alcance, maior estabilidade de conexão mesmo em ambientes ruidosos e/ou com muita atenuação, este módulo é a solução ideal”, enfatiza.
 

ESP32-WROOM-DA é compatível pino a pino com ESP32-WROOM-32E, facilitando assim a migração rápida e fácil entre esses dois módulos. Além de ser um padrão já bem estabelecido no mercado, o módulo usa a versão mais recente de SoC, o ESP32-V3, com maior segurança e garantia de entrega mais longa do produto final, uma vez que o módulo começou sua produção este ano.

O design exclusivo da antena do ESP32-WROOM-DA resultou na excelente comunicação sem fio do módulo, mesmo em circunstâncias difíceis.

Desta forma, os fabricantes que usam ESP32-WROOM-DA agora podem desenvolver aplicativos de IoT que precisam de conectividade estável em um amplo espectro, ou implantar Wi-Fi em ambientes desafiadores e perigosos, ou superar problemas de comunicação em pontos mortos de Wi-Fi.

Se você quiser saber mais sobre o módulo ESP32-WROOM-DA, entre em contato conosco.

Leia também:

Módulo ESP32-WROOM-DA

Módulo ESP32-WROOM-32D da Espressif com certificação Anatel