4ª turma de Treinamento FPGA

4ª turma de Treinamento FPGA

4ª turma de Treinamento FPGA

4ª turma este ano de Treinamento FPGA

A Macnica DHW realizou na última semana mais um Treinamento em Tecnologia FPGA INTEL.

Esta é a quarta turma ministrada este ano pela Macnica através da instrutora Franciele Nornberg.

O curso que acontece online e ao vivo, é dividido entre teórico e prático, pois ao fazer a inscrição o participante recebe em casa o Kit DE10 LITE.

Através do Kit o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento do curso, desde a implementação das boas práticas de projeto até o uso das ferramentas de depuração, como o Signal Tap.

“O curso é nota 10”, esta foi a frase do participante do treinamento de Maio, Ricardo Guimarães. “Este conteúdo é promissor tanto para desenvolvimento/projeto quanto para quem trabalha com produtos avançados ou pesquisa de novos produtos. Além de ser um diferencial e aumentar a empregabilidade”.

Para Diego Nagai, que também participou da turma, o curso englobou os principais pontos para o desenvolvimento com FPGA. “A demonstração dos recursos disponíveis no Quartus Prime e os exemplos em Verilog tornaram o aprendizado muito mais fácil. Pretendo utilizar esta bagagem para explorar os recursos da MAX10 para aplicações embarcadas rodando um softcore”.

O participante Vinicius Brazil, contou que somente agora está tendo contato com Quartus e FPGA, apesar de ter programado GAL´s e PAL´s muitas vezes. “FPGA é muito mais descomplicado, seria impossível para mim conseguir em tempo hábil ter conhecimento desta tecnologia sem este curso”.

O Treinamento FPGA da Macnica DHW atende tanto iniciantes como pessoas que já tem algum conhecimento da tecnologia. No curso abordamos os conceitos teóricos de cada ponto desenvolvido, como por exemplo, na análise de Timing onde é visto os conceitos de temporização e explicado a importância desta etapa nos projetos com FPGA, para então realizar a análise no projeto em desenvolvimento.  

Para o participante Vitor Woyakewicz, mesmo já tendo algum conhecimento sobre FPGA, o curso foi muito proveitoso, pois abordou tópicos importantes, como boas práticas e diversas ferramentas e funcionalidades do software Quartus.

O FPGA (Field Programmable Gate Array) é uma tecnologia bastante utilizada na indústria para o desenvolvimento de produtos que necessitam de alto desempenho, como data centers, satélites, sistemas automotivos, seu diferencial se dá na facilidade de atualização do sistema e na segurança do projeto desenvolvido.

Em projetos que precisam de alto processamento de dados em tempo real o uso de FPGAs é o mais indicado, visto que eles atendem esta necessidade, uma vez que a descrição de hardware permite altas velocidades de trabalho.

Segundo o participante Guilherme Santos, as aplicações que podem ser feitas com FPGA são inúmeras, desde o processamento de informações em real-time até inteligência artificial e contínua. “Gostei muito do curso e fiquei feliz por conseguir acompanhar um assunto completamente novo pra mim”, ressaltou.

O Treinamento FPGA da Macnica reúne os módulos:

  • Introduction Verilog
  • Foundation
  • Debug and Analysis
  • Advanced Verilog
  • Timing Analisys
  • Simulation

Conheça a ementa do curso.

Macnica ministra Treinamento FPGA INTEL para uma turma de professores do IFSP

Vídeo treinamento- Agenda 2021

O próximo treinamento será realizado em Julho. Save The Date