Totens de monitoramento promovem melhoria na segurança pública
Segurança pública é uma necessidade para qualquer cidade , se pensarmos em grandes centros, isso é praticamente vital, por isso, garantir que uma ação policial seja feita rapidamente é o que fará a diferença para todos os envolvidos na ocorrência.
(imagem ilustrativa - gratuita Pixabay )
Esta agilidade pode ser solucionada por alguns fatores, como por exemplo:
- Acionar estrategicamente os agentes de acordo com a sua localização, aumentando a efetividade nos atendimentos;
- Validar um chamado antes de acionar o agente, assegurando a veracidade da ocorrência.
Pensando nestes cenários, o uso de totens de monitoramento é uma ótima solução. O totem além de prover todo monitoramento por câmeras adiciona inteligência ao mesmo, tornando possível identificar a movimentação que irá gerar um sinal de alerta, afim de que a câmera direcione sua ação para o local.
Os totens contam com câmeras de monitoramento que cobrem 360°, as imagens são enviadas a nuvem para serem salvas e analisadas, e caso alguma irregularidade seja identificada, um sinal é enviado às autoridades.
Outra funcionalidade é o uso do botão de emergência, que ao ser pressionado liga para a central de atendimento e ao mesmo tempo aciona o guarda responsável pela região, provendo assim, uma resposta rápida ao chamado.
Em cada totem existem:
- Um jogo de 4 câmeras para cobrir 360° de visualização.
- Uma câmera capaz de se movimentar 360° com alto zoom para verificar ocorrências pontuais ao redor, como movimentação estranha.
- Uma câmera para identificar a pessoa que acionou o botão de alerta.
- Sistema de comunicação com a central e com os guardas da região.
- Sensores de temperatura e umidade que monitoram as informações meteorológicas.
- Sensores que monitoram o equipamento, capazes de informar se é uma ação de vandalismo.
Com os dados das câmeras pode ser desenvolvido um sistema de reconhecimento facial. O sistema pode ser implementado na nuvem ou no próprio totem (dispositivo da borda ou edge). Quando o sistema é implementado no totem, apenas as informações referentes à identificação são enviadas para a nuvem, como por exemplo, o ID da pessoa, a hora e lugar da identificação. Para isso, é preciso de um dispositivo robusto na borda, o que não ocorre com soluções de identificação na nuvem, onde muitos frames (vídeo) são enviados e analisados para depois enviar ao totem a identificação da pessoa.
O monitoramento dos veículos é outra funcionalidade que pode ser integrada aos totens. Com a identificação da placa do veículo é possível verificar se o veículo está irregular. Além da possibilidade de estender essa análise para o condutor do veículo checando o uso do cinto de segurança e uso do celular.
Uma vantagem dos totens em relação a utilização das câmeras de monitoramento é a inteligência artificial (IA) integrada para tratamento das imagens. A automatização do monitoramento de vídeo diminui o número de erros causados pela percepção humana ao monitorar câmeras de segurança.
Por todas essas funcionalidades e vantagens o uso de totens de monitoramento vem crescendo nos centros urbanos e já traz muitas melhorias em relação à segurança pública e atuação dos agentes de segurança. Algumas cidades já compravam através de números, que o tráfico de drogas diminuiu bastante após a instalação dos totens nas ruas.
A Macnica DHW tem muitas opções para este tipo de solução, sendo que diferentes Fabricantes possuem opções para atender este mercado, alguns deles são:
Leopard Imaging : Câmeras
Quectel: GPS
Intel, IEI: Processamento na borda
Abracon: Antenas