Smart Cities: o que torna as cidades mais seguras e inteligentes?
Uma das principais definições de Smart Cities é serem ambientes que utilizam as mais diversas tecnologias de sensoriamento para captar com precisão todas as informações disponíveis e entender as reais demandas destes espaços.
Sem uma base de dados que seja ampla e confiável, não é possível idealizar ações para o público corretamente, de forma barata e com a certeza que terão o efeito esperado. É como dar um tiro no escuro e torcer para que ele acerte o alvo.
Sendo assim, para que a coleta desses dados seja feita, uma das formas é instalar sensores específicos para cada parâmetro que se deseja mensurar: contagem de veículos no ponto A, contagem de pessoas no ponto B, por exemplo.
Dessa forma é preciso que haja um sensor para cada parâmetro em cada ponto a ser mensurado. Ao extrapolar essa abordagem para o ambiente de uma cidade, haveria facilmente dezenas de milhões de sensores – o que elevaria o custo e dificultaria muito a gestão desses dados.
Considerando essa situação, as câmeras de vídeo auxiliam significativamente no processo de coleta de dados de uma maneira muito mais ampla e adaptável. Esse tipo de tecnologia já está difundido, e atualmente, passa por um processo de evolução através da integração com softwares de Inteligência Artificial (AI) que são capazes de extrair uma grande variedade de dados dessas imagens.
Smart Street: câmeras como solução para Smart Cities
Uma das soluções desenvolvidas pelo Perini City Lab foi a Smart Street: este projeto idealizado e executado pela Macnica DHW contou ainda com a participação de diversos parceiros e, entre eles, a Vivotek que forneceu câmeras de vídeo de última geração.
Como parte do sistema da Smart Street, as câmeras da Vivotek capturam a movimentação dentro do Perini Business Park 24 horas por dia. Através do sistema de processamento em borda com Inteligência Artificial são extraídos dados como: fluxo de veículos e de pessoas, segurança e clima.
Assim, a gestão do condomínio Perini onde o sistema está instalado pode monitorar em tempo real as condições da via e, se necessário, atuar de forma rápida para coibir algum evento que ponha em risco a segurança no local. Além disso, os dados permitem entender a dinâmica da local e, assim, propor eventuais medidas para que se melhore o fluxo de veículos ou a travessia de pedestres, por exemplo.
Icetana: uma das soluções da Macnica DHW para Smart Cities
A Macnica DHW fornece ainda soluções em Inteligência Artificial para a área de segurança em Smart Cities, como a Icetana – uma plataforma que permite a identificação de forma automática de eventos e ações incomuns que podem colocar em risco a saúde e segurança de pessoas e do ambiente.
Conheça alguns benefícios da solução AI da Icetana:
- Identifica eventos suspeitos, permitindo a intervenção com antecedência
- Escalável para qualquer tamanho de rede de operação de vigilância
- Permite que um único operador monitore até 300 câmeras
- Reduz o índice de ocorrências não notadas por distração
- Identifica eventos que possam comprometer a saúde e segurança das pessoas, como incêndios
Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.
Conheça outros projetos que estão rodando no Perini City Lab aqui!