O Papel Vital dos Sensores Inteligentes para Motores Elétricos na Indústria

O Papel Vital dos Sensores Inteligentes para Motores Elétricos na Indústria

O Papel Vital dos Sensores Inteligentes para Motores Elétricos na Indústria

Independentemente do setor industrial em que você atua, é fundamental reconhecer que a saúde e o desempenho dos motores elétricos das máquinas são o cerne para garantir que a produção opere em plena capacidade. Os motores elétricos são o coração pulsante das operações, e é primordial cuidar da manutenção e funcionamento, afim de garantir uma produção eficiente e consistente.

Desta forma, para garantir o resultado esperado, você deve contar com os sensores inteligentes para motores elétricos da ADI Otosense, baseado em Inteligência Artificial (IA).

Essa tecnologia utiliza a AI para elevar o desempenho dos motores elétricos, proporcionando inúmeros benefícios, como:

  • diagnóstico rápido e preciso;
  • conhecimento prévio de quais peças trocar e quando;
  • monitoramento em tempo real, 24 horas por dia;
  • interpretação fácil dos dados para atuar de forma ágil e eficaz na solução;
  • garantia de que os motores estão trabalhando em alta performance;
  • redução do tempo de inatividade dos motores e economia nos custos de manutenção;
  • instalação simples e início imediato do monitoramento;
  • bateria recarregável e com baixo valor;
  • transmissão de dados via Wi-Fi;
  • economia em estoque de peças.

O monitoramento contínuo dos motores, realizado por sensores inteligentes e IA, possibilita identificar desgastes ou problemas nos componentes mecânicos.

Com isso, pode-se agir proativamente, realizando reparos ou substituições antes que falhas graves ocorram, mantendo a produção estável e evitando interrupções inesperadas.

Outra vantagem da utilização de tecnologia para manutenção preditiva é a otimização do processo de fabricação. Por meio da análise de dados em tempo real realizada pelos sensores inteligentes para motores, é possível identificar padrões e oportunidades de melhoria no processo produtivo.

Por isso, o sensor inteligente para motores elétricos ADI Otosense, entrega muito valor para a indústria. Por meio da coleta e da análise avançada de dados, essa ferramenta ajuda as indústrias do mercado automotivo a preverem e prevenirem problemas nos motores, garantindo o funcionamento estável e otimizado das linhas de produção.

Com inovações como essa, as empresas podem enfrentar os desafios do chão de fábrica e alcançar ótimos resultados, como:

  • melhorias na eficiência operacional;
  • redução de custos;
  • aprimoramento da qualidade dos produtos fabricados;
  • consolidação da sua posição competitiva no setor.

De acordo com o artigo da BehrTech, os ambientes industriais com iniciativas de manutenção preditiva reduzem de 5% a 10% os custos gerais de manutenção. Além disso, com o sensor inteligente para motores ADI OtoSense, é possível reduzir em até 80% o tempo de inatividade não planejado dos motores da planta de geração de energia.

Vantagens do sensor inteligente para motores elétricos da ADI Otosense

ADI Otosense indica até 09 defeitos reais do motor, o que torna fácil para o setor de manutenção encontrar e resolver o problema.

O Sensor é de fácil instalação utilizando resina ou suportes de fixação que acompanham o produto.

Atua em frequência de até 3.1 kHz (até 4 x mais altas que outros sensores de motores).

Monitoramento habilitado logo após a instalação e primeiros defeitos já podem ser identificados após 7 dias.

Aproveite para assistir o vídeo curtinho sobre a ADI Otosense e tenha mais informações sobre esta tecnologia que vai trazer inúmeros benefícios para a sua produção.

Se você possui processos de fabricação manual e quer garantir qualidade, eficiência e melhoria contínua do seu processo produtivo, ou quer conhecer outras soluções e tecnologias para a Indústria 4.0, clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer todas as soluções da Macnica DHW.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.