Perfil da Empresa

A Macnica Inc. possui sua sede no Japão e é uma das maiores distribuidoras de semicondutores em todo o mundo. Atende clientes na Ásia, América do Norte e Europa através de 34 escritórios de venda. Com a intenção de ampliar os negócios, a Distribuidora japonesa focou sua atuação na América do Sul, especialmente no mercado brasileiro, e em 2012 adquiriu a catarinense DHW.

Instalada em Florianópolis desde o seu nascimento, a DHW, fundada pelo Engenheiro Elétrico, Fábio Petrassem de Sousa,   que iniciou sua empresa com foco em Design House, teve seu ramo de negócio ampliado e ainda mais presente e fortalecido em todo o Brasil.  

Atualmente a Macnica DHW distribui diversas linhas de produtos para empresas que desenvolvem e fabricam equipamentos eletrônicos no país. Além da Distribuição de componentes, a empresa mantém forte atuação em desemvolvimento de projetos com destaque para o Hardware, é Centro Oficial de Treinamento Altera na América do Sul e também está presente no mundo acadêmico através da gestão dos Programas Universitários da Altera/Intel e Analog Devices. 

A Macnica DHW é reconhecida por ter uma equipe de engenharia altamente gabaritada, que atua em suporte de aplicação e Pesquisa e Desenvolvimento, além de implementar seus próprios produtos. Segundo seu presidente, Fábio Petrassem de Sousa, a atuação da Macnica DHW não se resume apenas a comercializar componentes eletrônicos. A empresa também procura respaldar seus clientes ao oferecer serviços de sua equipe de engenheiros, o que minimiza surpresas durante a fase de desenvolvimento do projeto.

Atualmente a Macnica DHW atua junto a diferentes nichos de mercado em que há a presença de eletrônica.

Os Melhores Produtos

Para destacar-se no mercado, a Macnica DHW sabe que precisa oferecer linhas de produtos de altíssima qualidade e que façam frente a qualquer tecnologia oferecida em uma placa.  Em seu portfólio de produtos são oferecidas as marcas Altera/Intel, Maxim, Alliance Memory, Módulos Quectel, Opticos Gigalight, PCB High Five, LCD Jenson, SSD Phison, Analog Devices, MOSFET Magnachip, RF Semtech, Antenas Glead, Conectores Adamtech, Microcontroladores Zilog, toda linha de componentes da Ricoh, Greenliant, iWatt, Ortustech, Terasic, Aptina, Bittware, Leopard Imaging, Cel (California Eastern Laboeatories), GSI Tecnology e Inventek Systems – todas altamente renomadas e largamente utilizadas no mercado mundial.

Um dos carros-chefes das linhas distribuídas pela Macnica DHW são os componentes da Altera/Intel Group. A renomada empresa projeta, fabrica e vende uma grande variedade de dispositivos lógicos programáveis (PLDs) de alto desempenho e alta densidade, juntamente com as ferramentas de desenvolvimento associadas, focando sempre na facilidade de uso, baixo risco e curto time-to-market.

Fundada em 1983, a Altera foi o primeiro fornecedor de dispositivos lógicos reprogramáveis do mundo. Comprada pela Intel em 2015, passou a se chamar Intel PSG (Programmable Solution Group), uma divisão da Intel permanece como líder global neste mercado em franco crescimento

Outra marca que oferece uma vasta linha de produtos distribuídos pela Macnica DHW é a Maxim Integrated Products, uma empresa de capital aberto, que projeta, fabrica e comercializa semicondutores de alta performance. Ela foi fundada há 25 anos com o objetivo de oferecer soluções inovadoras de engenharia analógica e de sinal misto que agreguem valor aos produtos de seus clientes.

Hoje, a Maxim possui mais de 6.400 itens desenvolvidos que atendem os mercados industrial, de comunicações, de consumo e de computação, com produtos de áudio e vídeo, relógio e tempo, conversão de datas, medição de energia, interface, iluminação por LED, micro controladores e memória, gerenciamento de energia, condicionamento de sinais, interruptores e multiplexadores, gerenciamento térmico e sensores, wireless e RF.

Performace e Confiabilidade

Na área de soluções de armazenamento altamente confiáveis, de baixo consumo e seguras para os mercados de sistemas embarcados, data center e internet móvel, a Macnica DHW trabalha com a Greenliant Systems, empresa com mais de 20 anos de mercado. Entre os seus principais produtos estão a premiada série 85 NANDrive, que oferece uma ampla gama de dispositivos e capacidades para aplicações de baixo custo, ambiente-extremo ou de longa duração; o  NAND Controllers, que gerencia inteligentemente as deficiências inerentes da memória flash NAND, tirando esta carga fora do sistema host e tornando o trabalho do designer mais fácil e o  Specialty Flash Memory, um produto com alto desempenho, confiabilidade superior, baixo consumo de energia e tamanho pequeno setor.

A Phison Electronics Corporation foi criada em novembro de 2000 em Hsinchu, Taiwan. Desenvolveu o primeiro dispositivo de controle de armazenamento em estado solido em chip único do mundo, e a Phison hoje é líder de mercado de controladores e aplicativos NAND Flash, fornecendo hoje componentes com interfaces USB, SD, eMMC, PATA, SATA e PCIe.

Como o mercado de NAND Flash é um mercado dinâmico e que necessita constantemente de novas soluções para aplicações nos mercados de consumo, industrial, médico, automotivo e para aplicações corporativas, a Phison continua inovando em tecnologias emergentes, como armazenamento integrado, unidades de armazenamento de estado sólido e produtos de segurança. Atualmente, a Phison tem mais de 780 funcionários e se esforça para acelerar a adoção da tecnologia NAND Flash em toda a indústria.

As principais linhas de produto oferecidas pela Phison são controladores de memoria integrados com diversas interfaces (USB, SD, eMMC, PATA, SATA (I,II e III) e PCIe), e soluções completas, desenvolvidas em parceria com outros parceiros, como pendrives, cartões SD e microSD, CF, CFast, módulos mSATA, M.2, eMMC e USB, além de soluções  SSD, uSSD e SSD com interface USB 3.0.

Portfólio Diversificado

O portfólio de produtos distribuídos pela Macnica DHW é bastante completo.  Na área de controle de fontes de tensão, a empresa trabalha com a iWatt, que proporciona melhorias no custo, tamanho e eficiência. Um bom exemplo são os iWatt's AC/CD conversores, que apresentam controladores digitais com dispositivos de energia integrados para fornecer uma fonte de alimentação AC / DC para uma ampla variedade de aplicações.

Já o LED Drivers - Solid State Lighting é uma linha de iluminação de estado sólido (SSL) que leva usuários de LED a usarem um núcleo digital para fornecer o controle necessário para converter para baixo uma tensão AC a uma corrente constante e a uma tensão adequada para a condução de LEDs em aplicações de até 40W.

Da Ortustech a Macnica DHW distribui os displays TFT de pequeno e médio porte da Ortus Tecnologia para aplicações industriais, tais como terminais portáteis, POS, automação industrial e equipamentos de escritório, entre outros. Da Terasic, a Macnica DHW distribui kits de desenvolvimento para projetos com FPGA e soluções turnkey - a Terasic Technologies é a fabricante exclusiva de placas para a Altera Corporation.

A Macnica DHW distribui também processadores de imagem/SOC, sensores de imagem e câmeras em Wafer-Level da Aptina; soluções de nível de placa de processamento de sinal high-end, da BittWare; e  Smart HD WDR câmeras IP, videoconferência HD câmeras do sistema, High End Home Consumer e câmeras IP térmicas, da Leopard Imaging.

Sem contar as mais recentes parcerias com Analog Devices, Mentor Graphics, PMC, Cel (California Eastern Laboeatories), GSI Tecnology e Inventek Systems.