Inteligência artificial na montagem manual e repetitiva

Inteligência artificial na montagem manual e repetitiva

Inteligência artificial na montagem manual e repetitiva

 

Quando falamos em montagem manual e repetitiva de produtos, logo lembramos de Henry Ford e suas mudanças para aumentar a eficiência da produção, que são reconhecidas até hoje. Entre essas mudanças, está a reestruturação da linha de produção, na qual cada colaborador executava uma parte da montagem e o equipamento se deslocava através de uma esteira de produção.

Essa redução no deslocamento do funcionário otimizou as atividades. Entretanto, muitas vezes, essa divisão das atividades de montagem manual e repetitiva não é possível, e o colaborador precisa realizar todo o processo na sua bancada. Assim, é necessário que ele domine todas as etapas do processo.

Com o tempo, o colaborador pode se tornar um expert na atividade. Por outro lado, para empresas que enfrentam alta rotatividade de colaboradores, isso também pode ser um problema. Isso porque, quando o colaborador está ganhando autonomia e executando bem a sua atividade, ele pode mudar de função, gerando um novo período de treinamento para que outra pessoa assuma a tarefa.

A inteligência artificial (IA) pode ajudar a resolver problemas como esses. Veja a seguir como a IA é uma aliada na otimização do treinamento de novos colaboradores.

Inteligência artificial para auxiliar na montagem manual e repetitiva

Os colaboradores que executam a montagem manual e repetitiva de produtos ou atuam na etapa de embalagem no chão de fábrica representam quase 80% do trabalho de produção. Apesar do aumento de robôs na indústria, é improvável que a porcentagem de operadores diminua significativamente devido à natureza das atividades que são executadas nas fábricas.

Ao mesmo tempo, destaca-se que 68% dos problemas de qualidade são causados por operadores humanos. Além disso, há uma tendência de aumento do número de operadores temporários nas fábricas. Só na indústria de produção dos EUA, o número de trabalhadores temporários mais do que triplicou na última década, e essa é uma categoria que muitas vezes tem pouca formação e motivação, gerando problemas de qualidade na produção.

Diante desse cenário, encontramos no mercado muitas opções de monitoramento da produção que auxiliam os colaboradores a cumprirem as diretrizes de trabalho padrão, como:

  • soluções de Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things);
  • realidade aumentada projetada;
  • instrução de trabalho digital.

No entanto, a maioria dessas soluções consegue rastrear somente cerca de 25% das etapas de montagem manual e repetitiva. Para o restante, o operador precisa tocar em um local específico em uma mesa para “digitalizar” essas etapas, o que não é nada eficiente para garantir a qualidade dos produtos fabricados.

Porém, essa realidade já está mudando, e muitas empresas já estão utilizando a solução de inteligência artificial da Retrocausal, que, por meio da tecnologia, orienta o colaborador em tempo real para minimizar os erros de montagem manual e repetitiva.

Na imagem abaixo, você pode ver o sistema da Retrocausal rodando e alertando o colaborador sobre um cabo que não foi conectado como deveria. Inclusive, os alertas podem ser feitos de diversas formas, por exemplo, mostrando no monitor/display em frente ao operador, um dispositivo de iluminação, alerta sonoro ou um projetor multimídia.

Solução de IA da Retrocausal para treinamento de colaboradores

Como falamos, a inteligência artificial pode tornar o treinamento de novos colaboradores muito mais fácil e rápido. E uma das opções que podem ser utilizadas nesses casos é a solução de inteligência artificial da Retrocausal, trazida com exclusividade pela Macnica DHW para o Brasil. O maior diferencial dessa solução é que essa funciona como um par de olhos extra na linha de montagem manual e repetitiva.

Com uma única câmera, um computador e inteligência artificial, a solução da Retrocausal permite o monitoramento constante e a detecção de erros na montagem manual e repetitiva. Além disso, emite alertas imediatamente ao identificar possíveis falhas, como o esquecimento de apertar um parafuso ou conectar um cabo, garantindo a precisão e a qualidade da produção.

Esses tipos de erros, embora comuns no início do treinamento de um novo colaborador ou ao final de uma jornada exaustiva de trabalho, ocasionam grandes prejuízos, como o retrabalho e até mesmo a perda do produto. Além de evitar esses problemas, a solução de inteligência artificial da Retrocausal possui um ótimo custo-benefício (ROI), pois acelera o treinamento e garante um alto nível de qualidade dos produtos que passam pela montagem manual e repetitiva.

Quer acelerar o treinamento dos seus colaboradores e aumentar a eficiência da sua linha de montagem manual e repetitiva?  Entre em contato com a gente e agende uma conversa com nossos especialistas.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.