Como a Tecnologia 5G influencia os veículos autônomos?

Como a Tecnologia 5G influencia os veículos autônomos?

Como a Tecnologia 5G influencia os veículos autônomos?

Em Outubro deste ano a tecnologia 5G chegou as capitais do Brasil, e agora, será a vez das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes.

Com essa tecnologia chegando no país, é importante estarmos por dentro da transformação que o 5G trará, e para isso, o Perini City Lab, estará promovendo o evento Imersão 5G, onde muitos debates estarão sendo promovidos para que entendamos cada vez mais sobre as possibilidades que a tecnologia 5G irá trazer para os diversos setores da Indústria 4.0, bem como, para as cidades.

O evento é gratuito e você pode se inscrever AQUI

Transformação 5G

Esse avanço torna possível muitas implementações da Indústria 4.0, dentre elas, destacamos a comunicação M2M (Machine to Machine) e upgrade dos AGVs (Automated Guided Vehicle), que se beneficiarão e muito desta tecnologia.

Um dos principais benefícios que a tecnologia 5G traz é a baixa latência na comunicação, ou seja, o tempo de resposta é praticamente imediato. Essa característica permite que máquinas e robôs possam ser controlados a distância com segurança, pois responderam em tempo real aos comandos.

Além disso, outra característica importante é que a tecnologia 5G permite o envio de pacotes de dados bem maiores, ou seja, mais dados levam a decisões mais assertivas.

Comunicação M2M

A comunicação M2M ou comunicação entre máquinas se dá pela troca de informações entre equipamentos sem a conexão física entre eles. Ou seja, eles utilizam uma rede sem fio para trocar dados entre si.

Com as redes disponíveis até o 4G, os dados trocados se limitavam em pacotes pequenos de dados, o que deu margem para muita evolução, como monitoramento de máquinas, automação industrial e aquisição de dados, permitindo muitas implementações da Indústria 4.0.

Agora, com a tecnologia 5G damos mais um passo na comunicação M2M, com a possibilidade de trocar grandes volumes de dados entre os equipamentos e de forma muito rápida, da ordem de 5 milissegundos ou menos. Desta forma, será possível que ações de controle e monitoramento dos equipamentos sejam implementados em tempo real.

Ou seja, além de monitorar será possível ágil de forma muito rápida sobre o processo, o que é uma característica importante para a implementação dos veículos autônomos.

Veículos Autônomos 

Os veículos autônomos, que já estão presentes em muitos países, como EUA, Japão, França, Reino Unido e Alemanha, devem chegar no Brasil assim que o 5G estiver disponível massivamente nas cidades.

Entretanto, enquanto a tecnologia 5G está sendo implementada, muito setores já fazem uso dos veículos autoguiados (AVGs), principalmente o setor industrial, onde os veículos percorrem rotas previamente estipuladas de forma independente.

Embora os AVGs tenham vários sensores para identificar obstáculos e prevenir acidentes, eles seguem a rota previamente estipulada ou param. Sendo assim, a evolução destes veículos são os veículos autônomos, onde eles serão capazes de se comunicar rapidamente com o ambiente e tomar decisões em milissegundos, como mudar a rota, por exemplo.

Tudo isso será possível graças a alta taxa de transmissão de dados e a baixíssima latência que a tecnologia 5G está trazendo para todos os mercados.

O melhor é que você já pode se preparar para esta evolução tecnológica dos veículos com a solução AI Oxbotica.

Solução AI Oxbotica

solução AI Oxbotica é uma solução de software que utiliza Inteligência Artificial (AI) para tornar qualquer veículo em um veículo autônomo (AV – Autonomous Vehicles), seguro e sustentável.

A stack de software de autonomia Oxbotica é personalizável, o que significa que é possível selecionar os componentes mais adequados de acordo com a necessidade, tecnologia e veículo.

O Oxbotica Driver é o sistema de autonomia full stack – um conjunto de módulos de software interoperáveis de alto desempenho e baixo consumo de energia que funcionam perfeitamente com qualquer sensor, veículo ou plataforma, oferecendo flexibilidade incomparável para os clientes e parceiros.

Ele integra todo o espectro da funcionalidade AV, incluindo drivers de dispositivo, mapeamento, detecção de obstáculos, percepção de sensor e previsão. Além disso, o Oxbotica Driver pode operar com precisão e segurança mesmo nos ambientes mais desafiadores, sem depender de infraestrutura, GPS ou mapeamento HD.

Outra característica da solução AI Oxbotica é o Oxbotica MetaDriver , que reduz drasticamente o tempo e o custo de verificação e validação da rede AI, acelerando a rota para a implementação uma funcionalidade AV segura e precisa.

Isso acontece, pois, a solução aproveita a inteligência artificial e os dados integrados para sintetizar cenários simulados com quilômetros de condução do mundo real, assim o MetaDriver é capaz de validar a maior parte do ambiente de um cliente sem utilizar um veículo real.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a solução AI Oxbotica!

Assista também o nosso MacniCast que fala sobre “Os Impactos da tecnologia 5G nas diversas verticais de negócios“. Este episódio contou com a participação do Enterprise Architect da Dell Technologies Brasil, Gerson Freire e com o Senior Product Technologist da Dell Technologies, Leandro Baruffi.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!