MacniCAR-01 é usado como teste para melhorar o transporte público no Japão

Soluções de ponta desenvolvidas pelo grupo Macnica irão gerar impactos positivos na sociedade de forma global.

O experimento com o MacniCAR-01 atenderá uma das grandes preocupações da cidade de Hiroshima, que se refere à melhoria do transporte público.

No Brasil, a Macnica DHW, através do Perini City Lab, coordena um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de IoT e IA, voltadas para Smart Cities.

MacniCAR-01 usado no experimento de demonstração

Macnica Co. no Japão, juntamente com a Perceptin, startup de tecnologia de ponta instalada no Vale do Silício em 2016, desenvolveram uma solução de direção automática usando o veículo MacniCAR-01 para a “Pesquisa de Demonstração de Promoção da Ilha Inteligente” na cidade de Osaki Ueshima, Condado de Toyota, Prefeitura de Hiroshima.

A pesquisa realizada pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, teve como intuito desenvolver uma solução que impacte em grandes melhorias no novo transporte e logística na ilha, utilizando tecnologia de transporte sob demanda e veículos de direção automática de pequeno porte.

Através deste experimento, o MacniCAR-01 atenderá uma das grandes preocupações em Osaki Ueshima, que se refere à melhoria do transporte público devido ao envelhecimento dos motoristas, à escassez de recursos humanos e à diminuição de usuários. 

Além disso, muitos dos habitantes da cidade usam seus próprios carros, mas à medida que envelhecem, torna-se difícil dirigir.

Com relação a esta experiência de demonstração, a Macnica irá cooperar com a Perceptin para fornecer o veículo de teste de direção automática “MacniCAR-01”, implementar a direção automática, planejar a operação usando o veículo, gerenciar a operação e apoiar a operação do veículo experimental.

Desta forma, por meio deste experimento, serão verificados os problemas operacionais e técnicos da direção automática e considerado o modelo de serviço de solução ideal para essa região.

Em colaboração com a Perceptin, a Macnica também irá oferecer suporte na operação dos serviços.

O Presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa, destaca que o grupo Macnica está tomando a frente em tecnologias de ponta para impactar positivamente a sociedade em vários níveis, e de forma global. “No Brasil temos o Perini City Lab, um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento, validação e demonstração de tecnologias para Cidades Inteligentes. Trata-se do ambiente ideal para o teste e implantação de tecnologias como veículos autônomos”, salienta.

1 Pesquisa de Demonstração de Promoção de Ilha Inteligente.

 O Ministério de Assuntos Nacionais e Transportes está promovendo a realização de “ilhas inteligentes” para implementar novas tecnologias, como TIC e drones em áreas insulares remotas, a fim de resolver os problemas enfrentados por essas regiões.

A demonstração para a introdução de novas tecnologias, como resultado da solicitação de propostas para planejá-las e selecioná-las, será implementada como uma iniciativa que contribui para resolver problemas em regiões insulares remotas em 10 regiões em todo o País.

A PerceptIn Limited é uma startup de tecnologia Deep Learning fundada no Vale do Silício em 2016, oferecendo soluções de direção autônoma competitivas para robôs e veículos de baixa velocidade. Em 8 de agosto de 2019, estabelecemos a PerceptIn Japan GK, uma subsidiária japonesa, e estamos trabalhando na comercialização de um serviço de táxi robô usando LSEV de direção autônoma.

Sobre o Perini City Lab

O Perini City Lab está localizado em Joinville (SC), e tem como objetivo servir de laboratório para Soluções IoT e IA, voltadas para Smart Cities.

O Perini City Lab é o primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para cidades inteligentes – um projeto do Ágora Tech Park, parque tecnológico instalado no Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América Latina, coordenado pela Macnica DHW. 

Neste ambiente, que simula as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, é possível realizar testes, simulações e desenvolvimento de soluções voltadas para a temática de Smart Cities.

Sobre a Macnica Co.

Desde sua fundação em 1972, a Macnica agregou valor tecnológico a semicondutores, dispositivos eletrônicos, redes e produtos de segurança cibernética de última geração. 

Vídeo Macnica CO.

Nos últimos anos, temos desenvolvido novos negócios em áreas como IA / IoT, direção autônoma e robôs, com base em nossos pontos fortes tradicionais de fornecimento global de tecnologia de ponta e planejamento de tecnologia. 

Daqui para a frente, sob o lema “Co. Tomorrowing”, iremos criar valor social e contribuir para o desenvolvimento da sociedade do futuro como uma entidade que oferece serviços / soluções únicas ao conectar a tecnologia de ponta com a inteligência da Macnica.

Com sede em Yokohama, estamos expandindo nossos negócios globais com 84 bases em 24 países ao redor do mundo.

Leia também:

Lideranças empresariais do WTC-Sul se reúnem com o vice-prefeito eleito de Florianópolis

IoT e o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil