MacniCast: Tecnologias disruptivas apresentadas na CES

MacniCast: Tecnologias disruptivas apresentadas na CES

MacniCast: Tecnologias disruptivas apresentadas na CES

O nosso MacniCast, o podcast da Macnica DHW, já liberou o segundo episódio sobre a CES!

Neste episódio falamos de algumas das tecnologias disruptivas que foram apresentadas na maior Feira Mundial para tecnologia de consumo, a International Consumer Electronics Show (CES).

Com os eventos presenciais retornando, muita coisa legal foi apresentada na feira CES em Las Vegas (USA) este ano. E as soluções da Macnica vão ao encontro das áreas que a CES teve como foco para este ano: 

  • Sustentabilidade
  • Saúde
  • Mobilidade
  • Espaço

Neste episódio, o presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa, que participou do stand da Macnica Japão, sponsor na maior Feira Mundial para tecnologia de consumo, falou um pouco das soluções inovadoras e disruptivas que a Macnica está trazendo para o mercado. 

Relacionado a Mobilidade a feira apresentou muita tecnologia em forma de robôs atendendo ao público presente, como por exemplo, entregando bebidas.

No estande Macnica, foram apresentadas algumas tecnologias disruptivas, que já estão disponíveis no Brasil e estão chamando atenção do público.

São elas:

Soluções como da InnerEye (tecnologia BrainTech), Senspider (voltada para manutenção preditiva), Plataforma para mobilidade urbana, desenvolvida pela própria Macnica e a Synspective, um parceiro na área de satélite.

InnerEye – tecnologia BrainTech

InnerEye é uma empresa BrainTech de Israel (parceira do Grupo Macnica Inc.) que combina Inteligência Artificial (AI) com inteligência humana através da captura e interpretação das ondas cerebrais. Veja como a Embrapa está utilizando essa tecnologia na identificação de doenças em plantas.

Segurança no transporte público

Na área de mobilidade, soluções de vídeo para o transporte público foram apresentadas durante a feira. Uma das soluções é o uso de câmeras internas que podem monitorar se alguma situação de perigo iniciar bem como, avisar as autoridades.

Desta forma, elas podem atuar rapidamente, e gerar mais segurança para o ambiente.

Tecnologia para captura de imagens por satélite

Além destas soluções foi apresentada a solução da Synspective na CES, uma empresa que desenvolveu uma plataforma que faz todo o processo de coleta de imagens via satélite com sensores do tipo SAR. Assim, através do seu satélite próprio eles são capazes de identificar profundidade na medição da imagem, independente de condições atmosféricas, e com altíssima precisão.

Essa solução pode ser utilizada para acompanhamento de desastres naturais (movimentação de terra, incêndios, inundações), e do crescimento urbano, sendo uma grande aliada nas iniciativas de sustentabilidade e soluções espaciais.

Senspider – solução para manutenção preditiva

Senspider, desenvolvida pela Macnica: Uma solução compacta de hardware e software que traz muita eficiência para as plantas fabris.

Com ela é possível implementar medidas de manutenção preditiva dos equipamentos, utilizando AI para identificar situações anormais dos equipamentos.

Falando em manutenção preditiva, que está totalmente conectada ao mercado de Indústria 4.0, você não pode perder o primeiro episódio do MacniCast, que foi um bate papo muito descontraído entre o Presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa e o Diretor da vertical de Manufatura da Acate, Tulio Duarte, que falaram sobre o tema.

Tecnologia para Indústria 4.0 – 1° episódio do MacniCast

Um dos principais pontos abordados no 1° episódio do MacniCast foi como a tecnologia é um meio e não um fim para a Indústria 4.0. Ou seja, a tecnologia vem para deixar a operação cada vez mais eficiente através da transformação digital.

E neste contexto, ficou muito claro que para que este processo aconteça, precisamos dos três pilares abaixo:

  • Informação
  • Tecnologia
  • Produtos inteligentes

Com estes três pilares a transformação digital acontece e a rentabilidade aumenta. E tudo isso nas mais diversas verticais de produção e inovação.

Além disso, muita informação sobre o mercado de Indústria 4.0 foi compartilhada e muitas dicas para quem está neste caminho ou quer implementar está transformação digital no seu processo.

Ouça os dois primeiros episódios do MacniCast no Spotify, e não deixe de entrar entre em contato conosco para tirar suas dúvidas!