O que é um sistema de Segurança Inteligente?

O que é um sistema de Segurança Inteligente?

O que é um sistema de Segurança Inteligente?

Segurança não é uma opção, é uma necessidade, e por isso cada vez mais a Inteligência Artificial está sendo adotada pelos provedores de sistemas de segurança baseadas no monitoramento por vídeo.

Em grandes ambientes normalmente encontramos centenas de câmeras instaladas e pessoas monitorando suas imagens, entretanto, conseguir monitorar tudo isso de forma eficiente é humanamente impossível.

Por isso, que empresas de serviços de segurança, como a Zennikkey no Japão estão associando Inteligência Artificial (IA) aos sistemas de monitoramento por vídeo.

E sabe o que é o mais legal desta tecnologia? Você não precisa se desfazer do sistema que já usa, pois a solução da Icetana pode ser incorporada, diminuindo o seu investimento.

A solução da Icetana, trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW, sinaliza situações anormais que estejam ocorrendo em tempo real, através de um sistema que associa inteligência artificial ao monitoramento por vídeo.

Segundo o Gerente Sênior de P&D da Zennikkei Japão, as características do sistema foram importantíssimas para zerar os problemas de segurança na pista de skate no parque Urbannet Nagoya. Seguem algumas que foram citadas por ele: 

  • A função de autoaprendizagem da Icetana libera os clientes do sistema de segurança de fornecer os requisitos, muitas vezes complexos, de tomada de decisão para definição de regras de segurança do local.
  • A solução dispensa o processo de “definição-avaliação-adaptação” necessário para produtos alternativos de IA “baseados em regras”.
  • A solução permite que o sistema de segurança se concentre nos riscos complexos que existem no ambiente do mundo real

Além disso, a detecção de uma ampla gama de atividades incomuns em tempo real significou para a Zennikkei uma capacidade de fornecer uma oferta combinada de monitoramento e proteção de CFTV altamente responsiva para clientes corporativos.

Como funciona um sistema de segurança com IA?

O sistema de vigilância de uma grande instalação exibe imagens de dezenas de câmeras e é impossível para humanos monitorar todas essas imagens ao mesmo tempo. Além disso, a maioria dos sistemas de câmeras de segurança atuais acabam sendo úteis somente após a ocorrência de um incidente.

Para melhorar o sistema, a solução da Icetana aprende os movimentos registrados por cada câmera e adquire julgamento do que são situações normais e anormais.

Assim, ao exibir apenas a imagem da câmera na qual ocorreu uma anormalidade, o responsável pelo monitoramento por vídeo pode se concentrar apenas na visualização da imagem exibida em tempo real, sendo muito mais assertivo na tomada de decisão.

Dashboard Icetana mostrando apenas as imagens das câmeras com movimentação anormal.

A inteligência associada ao sistema aprende o que normalmente acontece a partir das imagens de cada câmera.
Com base nisso, ao observar quaisquer movimentos anormais na imagem exibida, o segurança pode confirmá-lo, julgá-lo e tomar a ação ideal rapidamente!!

Podem ser consideradas ações anormais:

  • Uma pessoa que invade uma zona de exclusão
  • Ocorrência de um incêndio
  • Um comportamento anormal de uma pessoa ou de um carro
  • Uma multidão se aglomerando ou um veículo de emergência

E ai? Vamos inovar e deixar o seu sistema de segurança ainda mais eficiente?

Entre em contato conosco com a nossa equipe para saber mais sobre a solução da Icetana