Inteligência Artificial promove inovação industrial em diversos mercados

Inteligência Artificial promove inovação industrial em diversos mercados

Inteligência Artificial promove inovação industrial em diversos mercados

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas vidas!

Conforme a quantidade de dados coletados foi crescendo, as redes de inteligência foram se tornando mais poderosas, eficientes e confiáveis.

Sendo assim, não é surpresa que ela seja um recurso já consolidado em um grande número de empresas, desde setores administrativos até o chão de fábrica. A IA já faz parte dos elementos robóticos de montagem e atua como um excelente parceiro nos processos de montagem manual.

Conforme pesquisa da Accenture, a Inteligência Artificial – IA deve ser responsável por 40% da produtividade nos próximos 15 anos, o que significa que as companhias que a utilizam provavelmente darão um salto importante nas operações.

Além de todo este crescimento na produtividade, a inteligência artificial também permite o desenvolvimento de tecnologias disruptivas. Ou seja, formas inovadoras de trabalhar no que já se tem, só que com muito mais benefícios, redução de custos e otimização, como por exemplo:  

  • melhor uso de dados: as organizações passam a coletar informações muito mais ricas e consistentes sobre os mais diversos processos;
  • automatização de processos: gera diminuição nas etapas de trabalho e aumento na produtividade, refletindo-se em melhores resultados e lucratividade.

Por mais complexo que isso pareça, empresas que não começarem esse movimento de inovação industrial perderão muitos pontos para a concorrência. Por outro lado, após os esforços de tempo e dinheiro, certamente bons resultados começam a surgir a médio e longo prazo.

Por isso, destacamos duas soluções da Macnica DHW que utilizam inteligência artificial para promover a inovação industrial: a Senspider e a Pathfinder Apollo.

Senspider é essencial para implementar medidas de manutenção preditiva e a Pathfinder é o parceiro no processo de montagem manual.

Ou seja, para cada setor uma “inteligência artificial” diferente!

Senspider – um dispositivo para Manutenção Preditiva

Senspider é um dispositivo compacto que agrega as funcionalidades de aquisição e sensoriamento, com infraestrutura robusta de hardware e software preparados para processar algoritmos de inteligência artificial e de machine learning, ao mesmo tempo que envia para um servidor os dados já processados.

Legenda: Senspider: Terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial e machine learning ideal para aplicações de Indústria 4.0

Assim, a análise e tecnologia incorporada ao processo existente, contribuem para reduzir o tempo de inatividade e melhorar a eficiência do trabalho de manutenção nas fábricas.

Ou seja, com a Senspider é possível:

  • prever falhas das máquinas com antecedência,
  • evitar paradas inesperadas,
  • substituir a inspeção visual das máquinas por verificação de dados de forma automatizada e em tempo real.

Essas são algumas das vantagens que a Senspider oferece a fim de reduzir os custos com manutenção e aumentar a produtividade.

Mais informações aqui!

Pathfinder – o parceiro virtual na montagem manual

Muitos processos possuem etapas de montagem manual, que mesmo com o avanço tecnológico não podem ser substituídos, mas podem ser aperfeiçoados com inteligência artificial.

A plataforma Pathfinder faz o monitoramento do processo de montagem manual, analisando as imagens em tempo real coletadas por uma câmera e comparando com o processo que a inteligência artificial foi treinada.

Assim, se algum passo for esquecido, a plataforma emite sinais sonoros e mostra no monitor a etapa que foi esquecida.

Legenda: Dashboard da plataforma Pathfinder mostrando um alerta de passo esquecido.

Ou seja, os erros são corrigidos em tempo real, pois não importa o quão experiente seja o colaborador, todos estamos susceptíveis ao erro.

Além da redução dos erros, a plataforma pode ser uma ferramenta para treinar e acompanhar colaboradores novos ou temporários.

Assim, a Pathfinder oferece benefícios como:

  • Aumento na produção;
  • Redução dos problemas de qualidade de montagem;
  • Redução do tempo de treinamento dos operadores;
  • Melhoria no processo;
  • Maior controle e gerenciamento das atividades;
  • Feedback ao vivo, durante o treinamento e orientação.

Saiba mais aqui!

Estas são duas soluções extremamente importantes no processo de inovação industrial da sua fábrica.

Seja monitorando equipamentos importantes da linha de produção com iniciativas de manutenção preditiva com a Senspider.

Ou adicionando inteligência artificial ao processo de montagem manual com a plataforma Pathfinder.

Para saber mais sobre estas e outras tecnologias disruptivas entre em contato conosco!