7 Benefícios da Manutenção Preditiva

7 Benefícios da Manutenção Preditiva

7 Benefícios da Manutenção Preditiva

Se você quer aumentar o lucro da sua fábrica, você precisa ter uma fábrica inteligente, e para isso, é preciso implementar um programa de manutenção preditiva!

Quer saber por quê?

Quando se fala em manutenção, logo pensamos em manutenção corretiva e preventiva. Ou seja, fazer um reparo depois que o problema acontece e fazer paradas periódicas para avaliar o equipamento.

Entretanto, a Manutenção Preditiva, que se baseia na condição do equipamento, vem se destacando e traz muitos benefícios para toda a cadeia produtiva, como por exemplo:

  • Diminuir custos de manutenção
  • Aumentar a produtividade
  • Aumentar o lucro
Legenda: Benefícios da Manutenção Preditiva.

Abaixo listamos os 7 principais benefícios da Manutenção Preditiva para a sua fábrica inteligente.

1.    Diminui o número de falhas

O monitoramento em tempo real das condições das máquinas realizado pela manutenção preditiva pode reduzir o número de falhas inesperadas e catastróficas da máquina em mais de 55% ao longo de dois anos após a implantação. Projeções realizadas pelo Blog Excellence indicam que se pode chegar a reduções de 90%!

2.    Aumenta o tempo entre falhas

Quando o monitoramento da máquina é feito 24h por dia 7 dias por semana, podemos programar as paradas de acordo com a necessidade. Ou seja, quando uma peça apresenta comportamento anormal é possível corrigir antes que uma parada inesperada aconteça.

3.    Diminui o tempo parado das máquinas

O acompanhamento em tempo real gerado pela manutenção preditiva, diminui as paradas programadas para manutenção preventiva, assim como as paradas para manutenção corretiva.

Essa redução pode chegar a 60% do tempo médio para reparo (MTTR), como mostra dados do Excellence Blog, que comparou dados de fábricas que tem sistemas de manutenção preditiva instalada a mais de um ano. Sem contar que o investimento em manutenção preditiva é pago com 3 meses de uso.

4.    Aumenta a segurança da fábrica

Com a manutenção preditiva, ao menor sinal de anormalidade alertas são emitidos. Desta forma, acidentes causados por falha destrutiva que podem causar danos pessoais, ambientais e materiais são minimizados.

Vale destacar que este tipo de iniciativa é apoiado por várias empresas de seguro que tem oferecido benefícios para fábricas que possuam um programa de manutenção preditiva baseada em condição.

5.    Diminui custos com manutenção

A redução de custos com manutenção pode ser maior que 50% quando comparamos o custo da mão de obra do departamento de manutenção, das peças de reparo, ferramentas, e outros equipamentos requeridos para manter a máquina em funcionamento.

Ter o status em tempo real das máquinas da fábrica, permite planejar melhor as ações de manutenção, aquisição de suprimento e alocação do pessoal de manutenção.

Desta forma, é possível fazer intervenções pontuais nas máquinas que apresentam alguma anormalidade, além de ter tempo hábil para programar a compra de peças para substituição, diminuindo o estoque de peças sobressalentes. Sem contar que apenas diminuindo o estoque é possível gerar uma redução de custos de 30%, como mostra a matéria publicada no Blog Excellence.

6.    Aumenta a produtividade

Um sistema que realiza a manutenção baseada na condição das máquinas – manutenção preditiva – tem uma disponibilidade maior das máquinas para produção e, o melhor, produzindo de forma eficiente, pois estará dentro das condições de operação esperadas.

Isso faz com que a fábrica produza mais e melhor, ou seja, aumenta, e muito, a produtividade!

7.    Aumenta o lucro da empresa

Por fim, temos o aumento do lucro da empresa, que é o resultado dos ganhos individuais que a implementação da manutenção preditiva traz em cada etapa do processo.

Ou seja, diminuindo as paradas na produção e os custos com manutenção e aumentando a produção!

Como este é um passo importantíssimo para você ter uma fábrica inteligente, a Macnica DHW possui tudo para você realizar está transição da melhor maneira possível.

Começando por um time capaz de estudar o seu processo e propor a melhor solução, além de fazer toda a implementação de forma rápida e eficiente.

Para acelerar essa transição, a Macnica desenvolveu a Senspider, um dispositivo compacto que substituirá a inspeção visual das máquinas e entregará o status da máquina de forma automática, rápida e inteligente.

Entre em contato conosco para saber como aumentar a sua lucratividade com a manutenção preditiva e ter uma fábrica inteligente!