Monitoramento por vídeo para diminuir erros na montagem manual

Monitoramento por vídeo para diminuir erros na montagem manual

Monitoramento por vídeo para diminuir erros na montagem manual

A automação industrial dentro do conceito de Indústria 4.0 vai além do uso de robôs e automatização de processos de fabricação. Desta forma, para seguir aumentando a produtividade, é preciso melhorar a montagem manual e isso pode ser feito com o monitoramento por vídeo.

No ambiente industrial, onde etapas da produção são feitas por humanos, o uso de câmeras e processamento com Inteligência Artificial pode ser um grande aliado para aumentar a produtividade. Para que isso aconteça, é preciso investir em:

  • Software: a inteligência inserida no processo deve ser capaz de processar as informações rapidamente, enviar alertas em tempo real e gerar insights para otimizar o processo.
  • Hardware: os dispositivos, como por exemplo computadores, devem ser robustos para processar uma grande carga de dados, com milhares frames por segundo oriundos das câmeras de monitoramento; além disso, os computadores devem ser fisicamente robustos para operar em ambientes hostis como as fábricas.
  • Pessoas: existem atividades de montagem manual que apenas humanos podem executar, por isso, melhorar este processo através de soluções que monitoram os passos e emitem alertas visuais e sonoros em tempo real, são verdadeiros auxiliares “incansáveis” para os operadores.

Sabendo da importância destes pilares para aumentar a produtividade da fábrica, a Macnica DHW oferece soluções robustas e eficientes para otimizar a montagem manual e repetitiva.

Veja nossos destaques de hardware que dá suporte no desenvolvimento de soluções de monitoramento por vídeo.

Precisa de computador industrial?

IEI oferece soluções modulares e robustas, desenvolvidas para o alto processamento de dados em ambiente industrial.

Os dispositivos IEI possuem classificação IP65 (possuem resistência a poeira e jatos de água), ampla faixa de temperatura de operação e expansão flexível.

Essas características garantem a eficiência do sistema de monitoramento por vídeo implementado em ambientes hostis, como por exemplo, os ambientes industriais.

Durante o processo de fabricação manual e repetitivo, erros podem ocorrer, impactando diretamente na qualidade do produto. Por isso, é necessário classificar adequadamente as etapas de montagem e alertar em tempo real quando falhas ocorrerem.

Tank AIoT e o FLEX, sistemas de inferência IA, oferecem muitos I/O e sinais PCIe x8 duplos para suportar complementos como as placas de aceleração (Mustang-F100-A10 e Mustang-V100-MX8) ou o PoE para melhorar o desempenho dos sistemas de monitoramento por vídeo.

Além dos sistemas de inferência, a IEI conta com placas de aceleração baseadas em FPGA e VPU; e também monitores com computador industrial integrado de diferentes tamanhos, que atendem a diversas aplicações industriais.

Quer softwares eficientes?

Para monitorar os dados de vídeo coletados, a Pathfinder Apollo é a solução ideal. Trazida com exclusividade pela Macnica DHW, a solução da Retrocausal otimiza a montagem manual e repetitiva.

A solução PathFinder oferece alertas sonoros e visuais de passos perdidos em tempo real, o que evita que produtos saiam da fábrica com defeitos de montagem.

Pois mesmo que os operadores trabalhem incansavelmente e de forma repetitiva, muitas vezes a inexperiência, a fadiga, os novos processos e a complexidade de produção, podem levar ao erro.

Se os erros humanos são responsáveis por 68% dos problemas de qualidade nas linhas de montagem de fabricação, imagina o ganho na eficiência do processo que essa solução oferece?

Retrocausal oferece a solução associando Inteligência Artificial. O sistema é capaz de acompanhar todo o processo e acionar alertas sonoros e visuais quando um erro acontece.

Um alerta é enviado em tempo real quando o operador esquece um passo, neste caso foi a instalação do HDD.

E as pessoas?

As pessoas além de fundamentais na montagem manual, não são substituíveis, mas podem receber uma grande ajuda dos sistemas de monitoramento.

Assim a solução PathFinder, se torna um aliado do operador, garantindo que 100% dos produtos tenham sua montagem realizada corretamente. Consegue imaginar um parceiro melhor?

Outra vantagem deste sistema é que ele pode auxiliar novos operadores no processo de treinamento, mostrando quais os passos que devem ser executados e sinalizando o que não foi feito corretamente.  

Para saber como ter esta tecnologia de ponta em software e hardware para o seu processo de montagem manual entre em contato conosco.

Assista o vídeo sobre a solução Pathfinder Apollo

Facebook Instagram Youtube Linkedin