Sistemas de ventilação adequados trazem maior rendimento e eficiência no trabalho.

Sistemas de ventilação adequados trazem maior rendimento e eficiência no trabalho.

Sistemas de ventilação adequados trazem maior rendimento e eficiência no trabalho.

A qualidade do ar e a temperatura no ambiente fabril são dois elementos que impactam diretamente na produtividade, na satisfação e na saúde dos funcionários. O bom é que esses pontos podem ser altamente otimizados com sistemas de ventilação e acompanhado de medidas de manutenção preditiva.

Nas fábricas, a qualidade do ar pode degradar-se com a presença de poeira, gases e substâncias nocivas, sendo necessário um sistema de ventilação para manter o ambiente saudável.

Estes sistemas de ventilação são normalmente implantados com grandes motores que trazem ar limpo de fora e/ou expelem o ar poluído para fora. Embora pareça que o sistema não interfira diretamente na produção, ele é peça chave para que o ambiente seja adequado a produção e ao bem estar dos funcionários.

Isso faz com que a atenção dedicada a estes motores seja muito grande, pois nenhuma fabrica quer parar a produção, não é mesmo?

Além disso, a boa circulação de ar colabora para a manutenção da temperatura do ambiente das fábricas, evitando ambiente quentes a ponto de gerar gotículas de água e mantendo o bem estar de funcionários e dos equipamentos.

É pensando em manter os sistemas de ventilação em perfeito funcionamento que as empresas tem buscado implementar sistemas de manutenção preditiva, dando mais um passo em direção a Indústria 4.0. Visto que este sistema traz muitas vantagens para a empresa, como por exemplo:

  • Remoção eficiente de poeira
  • Melhor visibilidade e precisão durante o trabalho
  • Melhora a vida útil dos equipamentos
  • Mantém o local de trabalho limpo e arejado
  • Proteção da saúde do trabalhador

Para facilitar estas iniciativas de manutenção preditiva na Indústria, a Macnica desenvolveu a Senspider, um dispositivo compacto capaz de coletar, tratar e enviar os dados dos motores para o dashboard do supervisor. Ou seja, a Senspider transforma os dados coletados em informação rica e o supervisor pode tomar decisões assertivas rapidamente.

 Isso é possível devido a versatilidade da Senspider, que permite obter os dados de até 8 sensores analógicos diferentes, considerando sensores de vibração, temperatura e tensão/corrente, de acordo com as interfaces escolhidas.

sistemas de ventilação

Senspider: Um terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial e machine learning ideal para aplicações de Indústria 4.0.

Outra característica importante da Senspider é a sua capacidade de processamento, permitindo a implantação de computação na borda ou o edge computing. Isso permite que a Senspider processe dados utilizando inteligência artificial e machine learning. O que transforma os dados coletados em informação importante para manutenção preditiva.

Ou seja, a Senspider é capaz de comparar os dados coletados com dados de referência e em tempo real alertar se a máquina sair da região de operação esperada, permitindo que o supervisor tome uma decisão rápida e assertiva.

Com a manutenção preditiva, os sistemas de ventilação industriais serão mais eficientes, as paradas inesperadas serão minimizadas e a eficiência da fábrica aumenta.

A Indústria 4.0 apresenta formas de obter mais eficiência no processo e a Senspider é o caminho mais rápido e eficiente para que isso aconteça!

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar e deixar o ambiente fabril ainda melhor.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais para não perder nenhuma novidade.

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK