Industria 4.0: Faça o armazenamento dos dados e aumente o rendimento.

Industria 4.0: Faça o armazenamento dos dados e aumente o rendimento.

Industria 4.0: Faça o armazenamento dos dados e aumente o rendimento.

A Indústria 4.0 se baseia em dados, ou seja, tomar decisões assertivas e automatizadas, baseadas em informações primordiais para o processo. Para que isso aconteça, além de coletar, é preciso fazer o armazenamento dos dados.

Segundo matéria publicada no Portal da Indústria, a consultora McKinsey, estima que até 2025, as iniciativas relacionadas à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

Sendo assim, se o objetivo é reduzir consumo de energia usada por uma máquina em particular, a medição de seu consumo de energia precisa ser feita e armazenada. Além disso, estes dados precisam ser analisados no contexto de uso da máquina, de acordo com a velocidade de operação, alimentação, posição e outros parâmetros de processo característicos dessa máquina. Para então, melhorar o processo.

Desta forma, fica claro a importância do armazenamento dos dados, para que a partir deles o responsável possa tomar decisões importantes sobre novos projetos, planejamento, inspeção e manutenção. Ou seja, são os dados coletados, armazenados e tratados que dirão quais as principais variáveis e recursos do processo a serem atualizados.

De forma geral, há muitas oportunidades para as empresas se beneficiarem de insights derivados de dados. E a operação industrial não fica de fora, visto que, a tomada de decisão orientada por dados traz:

  • Aumento de rendimentos
  • Melhora na qualidade de produção
  • Aumento da segurança
  • Diminuição do desperdício
  • Maior conformidade do processo com padrões estabelecidos
  • Redução nos eventos de recall
  • Economia operacional

Estes resultados são proporcionais a qualidade do tratamento, coleta e armazenamento dos dados, visto que a Indústria 4.0 já está presente em todos os processos de fabricação.

Além disso, toda essa informação de qualidade pode ser utilizada ​​para orientar medidas de manutenção usando machine learning e inteligência artificial, que são características da Senspider, um dispositivo desenvolvido pela Macnica de aquisição e processamento de dados voltados para a manutenção preditiva da Indústria 4.0.

Com a Senspider é possível processar os dados coletados localmente e enviar para o dashboard apenas informações fundamentais para a operação. Assim, o responsável pode tomar decisões rápidas e assertivas frente a pequenas alterações do sistema.

Uma grande vantagem da Senspider é lidar com o grande volume de dados coletados e armazenados, enquanto envia as informações pela rede.

Como fazer o armazenamento dos dados?

Se esta parte do processo é tão importante, deve receber a devida atenção!

Ou seja, precisamos de dispositivos de armazenamento dos dados de qualidade e que trabalhem em ambientes hostis, como o chão de fábrica.

E a Macnica DHW, que está sempre buscando soluções para a Indústria 4.0, possui opções que vão atender as necessidades do seu projeto. Hoje vamos destacar as soluções de armazenamento dos dados da Netac e da Longsys.

Netac:

Uma fabricante especializada na fabricação de produtos de memória flash, como unidade de estado sólido (SSD), SSD portátil, DDR e produtos de armazenamento móvel. A Netac oferece ótimas soluções de armazenamento de dados com alto nível de customização de acordo com a necessidade do cliente.

Assim, os produtos Netac saem de fábrica com o PN e o ID do cliente gravado. Dentre os produtos estão:

  • Módulos DRAM
  • SSD de consumidor
  • Pendrives USB/OTG
  • Disco rígido portátil
  • Cartão de memória
  • Leitor de cartão 

Longsys:

Longsys fabrica dispositivos de memória flash NAND, dispositivos customizados, e desenvolve softwares de armazenamento.

Na lista de produtos estão memórias do tipo eMMC, eMCP, eUFS, LPDDR, SSD, ePOP, SLC NAND, DDR, nMCP e SPI NOR.

Produtos que atendem as necessidades do mercado industrial, dando suporte as soluções da Indústria 4.0, como computação na borda (edge computing), computadores industriais, sistemas de automação, entre outros sistemas de controle. 

Com ótimas opções para o armazenamento dos dados o seu sistema não vai perder nenhuma informação importante e os resultados aparecerão.

Entre em contato conosco para saber mais sobre as soluções de armazenamento dos dados disponíveis em nosso portifólio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK