Benefícios da Manutenção Preditiva para a Indústria Naval

Benefícios da Manutenção Preditiva para a Indústria Naval

Benefícios da Manutenção Preditiva para a Indústria Naval

O transporte marítimo é um dos mais utilizados para a movimentação de cargas no Brasil e para seguir crescendo a manutenção preditiva é o caminho!

Segundo dados recentes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a  movimentação portuária de mercadorias em 2021 cresceu 4,8% em relação a 2020, chegando ao recorde de 1,2 bilhões de toneladas de cargas diversas.

Além disso, o crescimento deve seguir nos próximos anos, ou seja, teremos mais mercadorias sendo transportadas pela indústria naval.

Atualmente, sabe-se que muitas medidas de manutenção preventiva são adotadas e toda vez que o navio atraca em um porto, uma série de testes são realizados, sendo muitas vezes realizados em alto mar.

Entretanto, para monitorar o estado dos motores quase que em tempo real, requer um grande esforço humano, o que além de ser extremamente desgastante é muito custoso.

Desta forma, a manutenção preditiva pode trazer muito mais segurança e eficiência para a indústria naval.

Com a Senspider, um dispositivo desenvolvido pela Macnica Japão, muitos benefícios e vantagens foram pensados para iniciativas de manutenção preditiva.

Senspider: Um terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial e machine learning ideal para aplicações de Indústria 4.0.

A versatilidade da Senspider permite conectar até oito sensores analógicos diferentes. Através da combinação dos três tipos de cartões de interface que estão disponíveis para conectar nos quatro slots da Senspider.

Veja os tipos de cartões disponíveis:  

  • Interface para sensores de vibrações de alta velocidade (SSPC1310)
  • Interface para sensores de propósito geral (tensão e corrente) (SSPC1320)
  • Interface pra sensores de temperatura (SSPC1330)

Outra importante característica da Senspider é ser um dispositivo compacto, possuindo apenas 150mm x 85mm x 100mm. Isso permite que ela seja instalada em locais com pouco espaço disponível.

Além disso, a Senspider permite o tratamento local dos dados aquisitados, utilizando algoritmos de inteligência artificial e machine learning ao mesmo tempo que envia os dados processados para um servidor.

Imagine contar com este sistema monitorando em tempo integral o motor do navio, e os dados sendo mostrados no dashboard no supervisor?

Com este sistema implantado, ao menor sinal de comportamento anormal do motor, o sistema identifica e avisa, possibilitando uma ação rápida que evita maiores incidentes como a parada do motor.

O ano passado, um incidente levou um navio a retornar ao porto de Santos logo após deixar o porto.

Além do processo de rebocar o navio, toda a carga teve de ser descarregada para que o navio seguisse para uma ação de manutenção corretiva.

Não é preciso dizer que tudo isso gerou atrasos e transtornos, que resultaram em gastos altíssimos para toda a cadeia dependente da indústria naval.

Por isso, não espere que o seu sistema pare, instale a Senspider e faça da manutenção preditiva sua maior aliada. Deixe que a Indústria 4.0 traga mais rendimento e segurança para a sua operação marítima.

Entre em contato conosco para saber mais informações sobre a Senspider e como ela pode te auxiliar a ter mais visibilidade do processo.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK