Indústria 4.0: Como reduzir os erros de produção manual?

Indústria 4.0: Como reduzir os erros de produção manual?

Indústria 4.0: Como reduzir os erros de produção manual?

Já sabemos que a Indústria 4.0 vem para aumentar a produtividade da linha de produção, não é mesmo? E para isso, muitos sistemas passam pela análise dos dados coletados para reduzir os erros de produção.

Entretanto, como fazer isso quando o processo de produção é manual?

Neste momento fica claro que apenas o monitoramento do processo por vídeo não é suficiente e que precisamos adicionar inteligência para resolver problemas em tempo real.

Ou seja, o sistema de monitoramento deve ser capaz de alertar rapidamente ao colaborador que um passo foi perdido. Desta forma, o erro é corrigido e o produto é finalizado com sucesso.

Se identificou com essa situação? Saiba que esse sistema já existe!!

Trata-se da plataforma Apollo Pathfinder da Retrocausal, que foi trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW.

A plataforma Apollo Pathfinder é capaz de reduzir os erros de produção manual em até 60%, gerando um aumento na produção de mais de 10%.

Com este processo de produção da indústria 4.0, o processo manual de fabricação nunca mais será o mesmo, pois terá um rendimento super eficiente com a plataforma Pathfinder.

A instalação da plataforma é rápida e simples! Com uma câmera é feita a coleta de dados para treinar a inteligência artificial que irá monitorar o processo. Além disso, com pouco mais de 10 amostras do processo já é possível ter um sistema treinado.

Com o sistema configurado, a plataforma monitora o processo mostrando no monitor os passos executados e emitindo alertas sonoros caso algum passo seja perdido. Como mostra a imagem abaixo:

Na montagem do computador um passo foi perdido - a instalação do HDD - e o sistema envia um alerta.
Na montagem do computador um passo foi perdido – a instalação do HDD – e o sistema envia um alerta.

Alertas em tempo real como estes, emitidos durante a montagem de um computador, por exemplo, podem evitar erros do colaborador. Ou seja, a plataforma Pathfinder minimiza os custos de retrabalho e sucata em suas linhas, reduzindo os erros de montagem em 60%. Levando o conceito da Indústria 4.0 para a produção manual.

Quer mais vantagens?

Além dos alertas em tempo real, a plataforma Pathfinder mede tempos de ciclo, estatísticas em nível de etapa, variações e atividades sem valor agregado.

Isso mostra a variabilidade do processo e ajuda os engenheiros industriais e de qualidade a equalizar as linhas de produção manual.

Ou seja, a Pathfinder ajuda as fabricas a extrair mais produtividade de seus processos a longo prazo. Tudo isso é feito analisando 100% dos dados da produção, eliminando o conceito de amostragem e aumentando a confiabilidade

Exemplo da tela da plataforma Pathfinder mostrando estatísticas do processo.
Exemplo da tela da plataforma Pathfinder mostrando estatísticas do processo.

 

Outro ponto importante da plataforma é a rastreabilidade dos produtos para cada etapa de montagem, estendendo a noção típica de Total Quality Management (TQM) para toda linha de produção manual.

Isso permite que os engenheiros industriais e de qualidade analisem a causa raiz dos problemas de seus computadores, por exemplo, e reduzam os lotes de produtos com eventos de recall.

Verificação visual do processo de fabricação sinalizado com algum erro para identificar melhorias.
Verificação visual do processo de fabricação sinalizado com algum erro para identificar melhorias.

A plataforma Apollo Pathfinder é uma solução eficiente para aumentar a produtividade da fábrica, visto que com ela é possível reduzir os erros no processo de montagem manual.

Entre em contato conosco para saber como a plataforma pode melhorar o seu processo manual.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK