Saiba como diminuir o ruído nas imagens de vídeo

Saiba como diminuir o ruído nas imagens de vídeo

Saiba como diminuir o ruído nas imagens de vídeo

 

Quem trabalha com produção de vídeo, sabe o terror que é uma imagem quadriculada (e quem assiste também!!). E hoje vamos te mostrar a solução da Intel de como diminuir o ruído nas imagens de vídeo

Mas isso não precisa ser mais um pesadelo, porque com a ferramenta de renderização da Intel é possível diminuir o ruído nas imagens de vídeo e ainda acelerar o processo de produção!

Para mostrar como a solução Open Image Denoise da Intel funciona, veja o case de sucesso mais recente, o filme “A Família Addams 2”.

O espírito assustador e excêntrico do filme “A Família Addams 2” ganha vida com imagens e fotorrealismo brilhantes enquanto faz uma viagem pela América.

O filme, produzido pela Metro-Goldwin-Mayer (MGM) com efeitos visuais e animação liderados pela Cinesite usou uma base de tecnologia progressiva com processadores Intel Xeon e várias ferramentas de renderização, incluindo Gaffer, Autodesk Arnold e Intel Open Image Denoise (parte do Intel oneAPI Rendering Toolkit).

No vídeo tem imagens de comparação interessantes de como o Intel Denoise fez a diferença na produção do filme.

De acordo com, Kenny Chang, chefe de iluminação e composição da Cinesite, que usou o Intel Denoise em todas as cenas do filme “A Família Addams 2”, se obteve uma eficiência de 10 a 25% na renderização. Além disso, a ferramenta de renderização é particularmente eficaz em áreas com superfícies planas, volumétricas e até pixels desfocados de movimento ou câmera.

Desta forma o resultado não poderia ser outro -> Uma narrativa visual incrível com maior eficiência!!

Soluções Intel                                          

Intel Open Image Denoise foi usado para diminuir o ruído nas imagens de vídeo com sua coleção de algoritmos de machine learning e filtros eficientes de denoising baseados em deep learning, que são treinados para lidar com uma ampla variedade de amostras por pixel.

Ele distinguiu as “coisas boas” de uma imagem (por exemplo, formas geométricas, detalhes de textura, padrões) de renderização e ruído de pixel e eliminou o ruído.

A remoção de ruído não apenas criou cenas mais brilhantes, mas também reduziu significativamente o tempo de renderização de horas em cada foto – de cerca de 15 horas por quadro por foto, para 12-13 horas, de acordo com a Cinesite.

Para colocar isso em contexto, o Cinesite renderizou aproximadamente 175 fotos por semana, executando-as em paralelo em 24 horas por dia, 7 dias por semana no farm de renderização. Usando o Intel Open Image Denoise, o tempo de uso da máquina foi reduzido em mais de 500 horas por semana.

diminuir ruído nas imagens de vídeo
Antes do Denoise
diminuir ruído nas imagens de vídeo
Depois do Denoise

Além do software Denoise da Intel, os processadores Intel Xeon também foram utilizados na produção do filme “A Família Addams 2”.

Os processadores Intel Xeon de 2ª geração (W-2295) foram os “cavalos de batalha” de 18 núcleos da farm de renderização da Cinesite. Eles operaram 24 horas por dia, 7 dias por semana para destilar imagens em belas cenas fotorrealistas.

As estações de trabalho baseadas no processador Intel Xeon (W-2135 e -2195) foram utilizadas por aproximadamente 300 artistas que projetaram, iteraram e ajustaram milhares de imagens usando versões locais do Arnold e Intel Open Image Denoise para feedback rápido antes de enviá-las ao farm de servidores para otimização adicional.

Sendo assim, o desenvolvimento deste filme continua a explorar e abraçar os avanços nas ferramentas de renderização para oferecer muitas oportunidades e novas criações ao mundo dos vídeos.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a tecnologia da Intel e como ela pode acelerar o desenvolvimento do seu projeto associando desempenho de software e hardware.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK