Conheça os projetos que já foram validados dentro do Perini City Lab

Conheça os projetos que já foram validados dentro do Perini City Lab

Conheça os projetos que já foram validados dentro do Perini City Lab

 

O Perini City Lab tem como objetivo servir de laboratório para Soluções IoT e IA, voltadas para Smart Cities.

Neste ambiente, que simula as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, é possível realizar testes, simulações e desenvolvimento de soluções voltadas para a temática de Smart Cities.

Desde julho de 2019, o Perini City Lab vem trazendo produtos e serviços para serem testados e validados no projeto. Até o momento 12 projetos rodaram ou rodam por aqui em busca da aprovação de mercado e validação de suas soluções. Desde startups em busca da validação de seus MVP’s até novos produtos de grandes corporates, o PCL tem sido um ambiente transformador para cada uma dessas.

Smart Street que foi lançada oficialmente no dia 10 de dezembro é um dos projetos do Perini City Lab. Neste projeto, uma das ruas do Perini Business Park, recebeu algumas tecnologias para o monitoramento e acompanhamento de um de seus trechos, onde é possível realizar a contagem do fluxo de pessoas, automóveis, eventos de risco, dentre outras funcionalidades em sua primeira fase.

Com relação aos demais projetos, dos 11 rodados até o momento, 7 receberam o selo de projeto validado, enquanto 2 estão em validação, e outros 2 não seguiram após entender que precisavam pivotar em seus modelos de negócio, o que faz parte também e é um dos motivos pelo qual estamos aqui. Das 7 validadas, 6 já operam fora do ambiente de teste, destacando-se a GoMoov, que opera em duas cidades no ambiente público.

Quase metade deles (45%) são MVP’s de startups, 18% são produtos novos de grandes corporações e outros 37% são empresas testando novos modelos de negócios e serviços. Quando olhamos para as verticais de atuação, encontramos 36% na vertical de Sustentabilidade, 27% em Mobilidade, 18% em Governança, 9% na de Infraestrutura e outros 9% em Saúde. A Smart Street, 12º projeto, enquadra-se em mais de uma vertical, e será o primeiro até o momento a contemplar a vertical de Segurança.

Esses são apenas os primeiros passos do projeto, que se desenha acelerado para o próximo ano, com uma aproximação com 8 universidades até o momento, para iniciarmos projetos de conclusão de curso (TCCs) e iniciações científicas, da mesma forma que já iniciamos junto à UDESC, como explicado na News anterior. Então ano que vem promete muito mais atualizações por aqui.

Fique ligado, e confira os próximos passos! Seguimos à disposição e atentos a novas oportunidades. Para indicação de pautas ou para saber mais sobre os projetos e a estrutura, enviem para gabriel.cabral@macnicadhw.com.br.

Leia também:

Perini City Lab

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK