Tecnologia 5G: Sua empresa está preparada?

Tecnologia 5G: Sua empresa está preparada?

tecnologia 5g

 

O futuro depende da conectividade.

Nosso dia a dia é cada vez mais preenchido por tecnologia, e contamos que isso torne nossas vidas mais fáceis, seguras e saudáveis, mas para isso, precisaremos ​​de conexões de internet de alta velocidade.

5G já chegou, e com certeza é uma evolução histórica nunca vista antes para as operações de IoT. Porém, engana-se quem pensa que esse novo padrão só trará benefícios para a sociedade. Tamanha tecnologia também acaba trazendo preocupações, como por exemplo, com incidentes de segurança cibernética.

Dispositivos conectados, máquinas, wearables, drones, infraestrutura das cidades inteligentes e veículos autônomos irão armazenar e transmitir dados em alta escala. Mas como tudo na vida, existe o outro lado, todos estes avanços também trazem uma nova geração de ameaças à segurança dos sistemas.

Dessa forma, os serviços IoT 5G não se encaixarão mais nos modelos de segurança tradicionais otimizados para celulares 4G LTE. Neste cenário, a combinação de maior largura de banda e mais dispositivos conectados pode representar mais riscos.

Os especialistas em segurança alertam sobre ameaças ao ambiente IoT 5G. A vasta distribuição de pequenas redes descentralizadas de IoT 5G exige que cada sistema esteja atualizado e seja capaz de enfrentar ataques cibernéticos em rápida evolução.

Para garantir a segurança para soluções de IoT, os projetistas devem antecipar e se preparar para essas ameaças, criando recursos de segurança eficazes no projeto de redes 5G, em vez de tentar resolver os problemas à medida que surgem. Alguns dos desafios de segurança mais críticos para IoT em 5G incluem:

  • Um modelo de confiança em evolução contínua
  • Transferência de dados privados segura
  • Sistemas de autenticação dos dispositivos

Em relação ao sistema de autenticação, como, por exemplo, infraestrutura de cidade inteligente, sistemas hospitalares conectados, escritórios e residências inteligentes, a autenticação “forte” do dispositivo é essencial para a segurança 5G.

Uma alternativa é o investimento em sistemas de autenticação biométrica seguro, para evitar o roubo de identidade e o acesso não autorizado aos dispositivos, além da posterior comunicação via Wi-Fi ou rede celular.

Todos os dispositivos conectados irão armazenar e transmitir dados pessoais confidenciais em uma escala que será difícil de proteger. Assim, é de extrema necessidade desenvolver o projeto pensando na sua segurança cibernética.

Apesar dos desafios, a mudança que se aproxima para as redes 5G promete oferecer às empresas uma nova ferramenta poderosa, capaz de implementar soluções de IoT mais rápidas e mais amplas.

Assim, contar com dispositivos 5G que já estão preparados para as soluções IoT 5G é imprescindível. Os módulos da Telit (módulos de IoT de alto desempenho, serviços de conectividade e software), permitirão novas experiências e conectividade aprimorada para dispositivos e aplicativos de Internet das Coisas ( IoT).

Quer saber mais sobre como a Macnica DHW pode auxiliar no desenvolvimento da sua aplicação IoT 5G, visando os melhores resultados com maior segurança da informação? Entre em contato.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK