Redes NB-IoT e LTE-M são uma realidade

A Vivo anunciou o lançamento comercial de suas redes NB-IoT e LTE-M voltadas para o atendimento da demanda por Internet das Coisas no segmento corporativo. As redes já estão disponíveis na cidade de Chapecó/SC e no curto ou médio prazo estarão disponíveis nas principais capitais.

A rede NB-IoT é indicada para a conexão de dispositivos estáticos como aplicações de iluminação pública, alarmes, lixeiras e bueiros inteligentes ou medidores inteligentes de energia, gás e água. Enquanto que a tecnologia LTE-M apresenta melhor performance em casos que demandam mobilidade, como rastreamento de veículos, de animais, de objetos de alto valor ou sistemas de pagamento por POS.

Com este avanço nas redes de comunicação é de extrema importância desenvolver projetos pensando em sua evolução, principalmente, quando se fala em Internet das Coisas (IoT).

Com este intuito a Telit, empresa de soluções IoT, tem em seu portfólio famílias que permitem a fácil migração tecnologia por seus módulos terem o mesmo fator de forma. 

A família xL865, amplamente utilizada em soluções 2G está crescendo e apresenta os módulos para tecnologia Cat-M1 e NB IoT sem excluir a rede 2G.

Podemos destacar o módulo ML865C1, que além de oferecer a fácil migração de 2G para Cat M1, tem baixo consumo de potência e custo baixo. Sendo recomendado para aplicações que demandam baixo consumo sem abrir mão da mobilidade.

Saiba mais