Conexão Indústria: Programa de Extensão aproxima IFSP e empresa Macnica DHW

Firmado por meio do programa de Extensão Conexão Indústria, o acordo de cooperação com IFSP - Câmpus Bragança Paulista com a empresa Macnica DHW prevê mútua cooperação em atividades de caráter educacional e tecnológico, com objetivo principal de transferência de conhecimento. 

Desde a assinatura do acordo, em agosto de 2018, atividades tem sido planejadas e desenvolvidas para atingir os objetivos traçados. No final do ano passado, por exemplo, o gerente de desenvolvimento Fernando Souza de Andrade ministrou a palestra "Introdução ao OpenCL: Programação Paralela com FPGA INTEL", durante a Semana de Ciência e Tecnologia - SEMTEC. Em dezembro, foram doadas 6 placas de desenvolvimento em FPGA (Field Programmable Gate Array - em português, Arranjo de Portas Programáveis em Campo) aos laboratórios do câmpus, atendendo uma demanda da instituição por equipamentos que permitam o ensino da eletrônica digital por meio da lógica reconfigurável. Além disso, como forma de fomentar a pesquisa, disseminação do conhecimento e utilização destas placas, 5 professores e 1 técnico de laboratório foram capacitados, por meio do curso oficial em Tecnologia FPGA INTEL oferecido pela empresa. 

O professor Enzo G. Mendes destaca que estas interações também atingem a comunidade externa: "um exemplo disso é que o curso de extensão de FPGA, ofertado pelo IFSP desde o ano passado, se fortaleceu em virtude dos novos equipamentos disponíveis, pois passará a oferecer mais vagas aos interessados".

Outro fruto desta parceria que encontra-se em andamento é um estudo do acelerador matemático presente na arquitetura ARM de microcontroladores. Atuando neste trabalho estão dois alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, Lara Morais e João Eliziário, orientados pelos professores Wagner Ideali e Cristiano Santana e por engenheiros da empresa. Além da "vivência industrial" e aprendizado que os alunos terão nesta empreitada, os resultados também abrem horizontes de pesquisa e publicação de artigos aos envolvidos e interessam a empresa que terá projetos com demandas deste conhecimento.

"O advento dos microcontroladores sem dúvida foi um marco para aprimorar os sistemas de automação e controle e, agora, com a complexidade dos microcontroladores ARM, esse aprimoramento permite aos profissionais obter resultados de controle muito mais apurados. Os nossos alunos têm no universo dos microcontroladores ARM uma ferramenta de trabalho que permite a eles voos mais altos em seus trabalhos empresariais e de pesquisa" diz o professor Wagner Ideali.

( Texto de autoria do IFSP Bragança Paulista)

Legenda 01: Encontro entre a Macnica DHW, representada no ato pelo Engenheiro, Fernando Andrade, e os professores do IFSP. 

Legenda 02: Kits DE10 LITE

Legenda 03: Professores e alunos do IFSP Bragança Paulista